Energia
Apresentado o maior barco solar da Alemanha
O objetivo dos criadores de "PlanetSolar", que vai viajar o mundo no próximo ano, é mostrar o potencial das energias renováveis
EFE - Berlim / El País
O maior barco do mundo alimentado pela eletricidade gerada por painéis solares foi apresentado hoje na cidade de Kiel, no norte da Alemanha. O PlanetSolar, assim chamados, tem 31 pés de comprimento por 15 metros de largura e uma superfície fotovoltaica de 500 metros quadrados e agora passará por uma série de testes antes de iniciar a navegação, no início do próximo ano, uma viagem ao redor do mundo para levá-lo a viajar 40,000 km em 140 dias.
Desenvolvido por uma equipe internacional de engenheiros, físicos e construtores da Sun Power Corporation, a energia utilizada pelo PlanetSolar para navegar provém de cerca de 38.000 painéis solares instalados no deck em uma área de 500 metros quadrados, conectados às baterias que pesam 13 toneladas, quase um quarto do peso total da embarcação de 60 toneladas. A empresa alemã desenvolveu baterias GAIA a partir do navio, que pode acumular até 1,3 megawatts de energia, permitindo que a embarcação continue navegando no escuro ou no meio de uma tempestade. Equipado com duas hélices de carbono duas vezes maior do que o normal para um navio de seu tamanho e que também servirá como leme, o barco é movido por quatro motores elétricos com potência de 176 quilowatts, com consumo de 20 kW por hora.
Leia mais
Comentários