Motores Diesel não são necessariamente motores pesados. Pelo contrário, são motores plenamente satisfatórios na relação peso-potência, superiores em muitos casos aos antiquados motores a gasolina utilizados nos aviões de hoje. Um exemplo é o motor Diesel francês SMA (foto abaixo), de 5 litros de cilindrada e 230 HP, que pode ser utilizado, por exemplo, nos Cessna 182 Skylane. O motor pesa cerca de 15 Kg a menos que o motor Lycoming IO-540 original, que tem a mesma potência. Motores diesel de ciclo dois tempos podem ser ainda mais leves, mesmo se utilizarem sistemas de refrigeração líquida.
Ubatuba
De frente para o mar Saulo Gil no Imprensa Livre (original aqui ) Foi em meados da década de 50 que o jovem José J. de Magalhães Netto chegou a Ubatuba pela primeira vez, num jeep de amigo, desbravando os precários acessos e atoleiros que, naquela época, dificultavam a chegada à cidade, ao tempo pouco mais que uma vila. No entanto, a segunda visita de Magalhães ao território ubatubense, chegando em um barquinho de pesca alugado em Santos, relata melhor a história dele com a cidade e com a região. Passou então nas areias e águas de Ubatuba um verão maravilhoso, que seria determinante na escolha do local e do modo de vida que adotaria em seu futuro. Paulistano de 32, Magalhães Netto tem quatro irmãos, entre eles o veterano ator Tarcisio Meira, que preferiu utilizar o sobrenome da mãe na carreira artística. Estudante de engenharia naval numa renomada faculdade, pequeno industrial do ramo náutico e professor de mergulho na metrópole, Magalhães decidiu, em uma autorreflexão, que não conse...
Comentários