Música
Astrud Gilberto, 70 anos
Reconhecimento da cantora Astrud Gilberto no exterior é indiscutível. Para os seus 70 anos, Deutsche Welle conversou com os pesquisadores Ricardo Cravo Albin e Heloísa Tapajós sobre a importância da artista no Brasil.
Deutsche Welle
Filha de pai alemão e mãe baiana, Astrud Evangelina Weinert ou Astrud Gilberto, cantora que ficou conhecida mundialmente como "a rainha da bossa nova", nasceu há 70 anos, em 29 de março de 1940, em Salvador da Bahia.
Ainda menina, Astrud mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde na década de 1950 conheceu um grupo bastante musical de amigos. Entre eles estavam Carlos Lyra, Roberto Menescal e João Donato. Através da grande amiga Nara Leão, conheceu seu futuro marido João Gilberto.
Com a eclosão da bossa nova, no início da década de 1960, o casal foi para os Estados Unidos, onde em 1963 Astrud Gilberto realizou a célebre participação no álbum de Stan Getz e João Gilberto, cantando Garota de Ipanema em inglês.
Até aquele momento, Astrud não era cantora profissional. Era esposa de João Gilberto, com quem fazia apresentações esporádicas, e cantava em rodas de amigos da bossa nova.
O single The Girl from Ipanema, lançado pela gravadora Verve em 1964 a partir da gravação com Stan Getz e João Gilberto, lançou a carreira de Astrud e seu inconfundível jeito de cantar suave, que acabou se tornando uma das características da bossa nova.
Leia mais
Ouça Astrud aqui e aqui e aqui.
Comentários