Manchetes do dia

Segunda-feira, 06 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"Foguete da Coreia do Norte divide ONU"

Conselho de Segurança não chega a consenso sobre sanção; Obama diz que país violou acordo e pede punição

O lançamento de um foguete norte-coreano sobre o Pacífico provocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que terminou sem acordo.

O Taepodong-2 (projétil de mais amplo alcance já lançado pela Coreia do Norte) foi disparado às 23h20 de sábado com fins pacíficos, diz o ditador Kim Jong-il.

Coreia do Sul, EUA e Japão interpretaram o ato como um teste de mísseis para fins militares, tese também defendida por especialistas.

Já China e Rússia, principais aliados da Coreia do Norte, defenderam que a meta era colocar em órbita um satélite de comunicação.

"A Coreia do Norte quebrou as regras, mais uma vez, ao testar um foguete que pode ser usado para mísseis de longo alcance", disse o presidente dos EUA, Barack Obama. "Essa provocação requer uma resposta."

"Foi um ato provocativo que o Japão não pode deixar passar", disse o premiê, Taro Aso. A Coreia do Sul (que não integra o conselho) pede resposta "severa".

O Globo
"Coreia do Norte desafia o mundo ao lançar foguete"

Obama chama de provocação, mas ONU não obtém consenso sobre sanção

Em claro desafio à comunidade Internacional, a Coreia do Norte disparou ontem um foguete que, segundo governos de diversos países, seria na verdade um teste do míssil balístico Taepodong-2. Parte do foguete caiu no Mar do Japão e outra, no Oceano Pacífico. O presidente dos EUA, Barack Obama, chamou o teste de provocação e ressaltou a "necessidade de ação" contra a Coreia do Norte. Reunião do Conselho de Segurança da ONU, convocada de emergência, porém, terminou sem consenso sobre sanções.

O Estado de São Paulo
"ONU evita punição à Coreia do Norte"

Obama pede sanção, mas China recomenda cautela

Líderes mundiais reagiram ao lançamento de um foguete norte-coreano. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou reunião de emergência, mas por enquanto não definiu sanções. Proibida por resolução da ONU de disparar mísseis, a Coreia do Norte afirma que o foguete levava um satélite de comunicação. Mas outros países acreditam que ocorreu um teste balístico. - "Essa provocação reforça a necessidade por ação", reagiu o presidente dos EUA, Barack Obama. O Japão chamou o ato de “extremamente lamentável". Mas a China, que tem poder de veto no Conselho da ONU, defende reação “cautelosa e proporcional" ao gesto da Coreia do Norte.

Jornal do Brasil
"Foguete coreano põe ONU em alerta"

Coreia do Norte desobedece Nações Unidas e lança artefato ao espaço

A Coreia do Norte anunciou o lançamento ontem de um foguete carregado com satélite de comunicações que já estaria em órbita da Terra e "transmitindo músicas revolucionárias". Segundo as autoridades japonesas, o artefato, na verdade, caiu a cerca de 2.100 quilômetros de Tóquio. Coreia do Sul, Japão e EUA temem que lançamento tenha servido de teste para um míssil de longo alcance. Barack Obama considerou a atitude como "uma provocação". Ontem mesmo o Conselho de Segurança da ONU foi convocado em caráter de emergência para discutir formas de reação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu