Coluna da Terça-feira

ACIU e Merenda Escolar (Verdurama)

Maurício Moromizato
Inicio a coluna de hoje tocando no principal assunto da semana que passou: a eleição da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU). Como já havia comentado na coluna anterior, mostrou-se muito saudável para a entidade ter havido disputa. A democracia deve ser exercida em todas as instâncias da vida de uma sociedade. Parabéns à atual diretoria, comandada pelo Kibe, que conduziu o processo eleitoral de maneira correta.

Congratulações à chapa 2, ao Ricardo e todos seus companheiros, pela coragem de enfrentar a eleição, pela disposição e organização demonstrada e pelas propostas apresentadas na campanha.
Parabéns à chapa 1, vencedora inconteste e composta por pessoas de bem. Parabéns aos conselheiros eleitos, que tem missão tão grande quanto a da diretoria.


Apesar de a ACIU ter como associados menos da metade dos empresários do município e de terem comparecido para votar aproximadamente metade dos associados, apenas, os mais de 60% dos votos conferem a Alfredinho uma grande oportunidade para mostrar a que veio. E uma enorme responsabilidade perante toda a comunidade, pela importância que a ACIU tem na economia da cidade. Li o comunicado que Alfredinho soltou à imprensa mostrando seu entusiasmo com a vitória e chamando a responsabilidade para a ACIU, sinalizando que a entidade será efetivamente “player” na vida do município, durante sua gestão. É o que todos desejamos e como associado espero que aconteça. Parabéns Alfredinho, você mereceu a vitória obtida. Defenda a entidade, a economia do município e os empresários da cidade.

Quero passar agora para outro assunto, que voltou à boca das pessoas na semana que passou: o rompimento do contrato para a terceirização da merenda entre a Prefeitura e a empresa Verdurama. Foi a crônica de uma morte anunciada, tanto pela insatisfação que estava no ar por parte dos funcionários da empresa, como pelas notícias, já veiculadas inclusive nesse blog, sobre problemas da empresa com ilicitudes em outros municípios do Brasil. Infelizmente, o fim do contrato se dá da mesma maneira nebulosa como começou o assunto. Aos que não se lembram, a terceirização da merenda foi matéria de intensa polêmica no início da gestão passada, um dos principais motivos para o rompimento da aliança política entre o PT e Eduardo César e lá atrás, como agora, tudo vem cercado de mistérios e de justificativas efetuadas depois que “Inês é morta”.

Alguns questionamentos ao Senhor Secretário de Educação e à Administração Municipal a respeito do assunto: por que romper o contrato no início do ano letivo? Os problemas só começaram agora? Com quem foi discutida a questão do rompimento, levando informações sobre os problemas que supostamente estavam acontecendo? Qual a vantagem econômica e social que o município está levando com o rompimento? Nesse momento de crise mundial, o rompimento do contrato visou proteger a economia do município? Haverá preferência por empresas municipais no novo edital? Haverá finalmente estímulo e incentivo financeiro para que a produção de alimentos no município seja adequada à merenda e seja adquirida dos produtores, fortalecendo os agricultores, pescadores e produtores locais? Tendo sido unilateral, foi aceito sem contestação pela Verdurama? A Secretaria de Educação e a Prefeitura tem obrigação de soltar nota oficial informando todos os detalhes dessa operação, que é economicamente significativa para o município, socialmente importantíssima e moralmente exemplar por se tratar de medida ligada diretamente à Educação Municipal. Com a palavra o Senhor Secretário de Educação e o Senhor Prefeito Municipal.

Vejo no rompimento uma excelente oportunidade para fortalecer a economia local e os cidadãos de Ubatuba. Seja pela efetiva volta da merenda sendo diretamente feita por funcionários concursados e preparados para tal tarefa, com compras feitas pela própria secretaria de educação e no comércio local, seja pela manutenção da terceirização (que parece já ter sido a decisão tomada), com novo edital favorecendo empresários locais e produtores de Ubatuba. Tenho convicção que com bom assessoramento jurídico, bom entendimento com o ministério público e discussão séria com os empresários locais se pode achar uma maneira para que os vultosos recursos da merenda escolar permaneçam em sua maior parte na economia do município.

E finalizo unindo os dois assuntos tratados aqui: ACIU e Merenda Escolar. Quando da terceirização, a ACIU foi omissa e ficou em cima do muro num assunto que envolve milhões de Reais do orçamento municipal. As compras e contratações de funcionários, com dinheiro de todos nós cidadãos e contribuintes dizem respeito à ACIU também. Ao atual e futuro presidentes da ACIU, qual a posição a respeito dessa terceirização, nessa época de crise mundial? O bom trânsito e o apoio explícito do prefeito deve agora ser usado em favor da economia municipal. Arregacem as mangas e botem pressão para a Prefeitura favorecer o empresariado local. Em minha opinião temos condições de termos empresas locais tocando esse negócio. E na opinião da ACIU?

Nota do Editor - Ao ler o título o leitor poderá pensar que houve engano. O que aconteceu ontem com a internet ninguém saberá jamais. Por razões que só a Telefônica poderia esclarecer, mas não vai, ficamos privados do "Speed" por quase todo o dia. Sugiro mudar de nome do serviço, ficaria melhor "Slowly". Every other day slowly. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu