Coluna da Terça-feira

Parabéns Ubatuba

Mauricio Moromizato
Mais do que o 371º aniversário da declaração de autonomia administrativa de Ubatuba, comemoramos hoje o aniversário de uma cidade que tem uma história mais longa ainda, iniciada praticamente junto com a colonização brasileira. Esse existir antigo e peculiar, com a natureza privilegiada que Deus criou e os povos que aqui habitaram e habitam, nos fazem morar em uma cidade culturalmente riquíssima. Os primeiros habitantes, índios, ainda se fazem representar em nossa cidade, com duas aldeias, mesmo não sendo das nações originais que aqui estavam. Em seguida, os caiçaras, legítimos descendentes dos colonizadores, os negros, do período da escravidão e seus quilombos, os imigrantes e seus descendentes e os migrantes de todos os cantos do País estão a fazer a história do município, permanentemente. Passamos por vários períodos, desde a importância econômica e geográfica da época do café até a decadência vinda após a construção das estradas de ferro. Da recuperação econômica com o turismo e a construção da Rio-Santos, até os dias de hoje, em que novamente nos encontramos em crise econômica.
Apesar da crise e das incertezas, temos que comemorar o ANIVERSÁRIO DE UBATUBA, especialmente nesse 2008 em que acabamos de escolher nossos representantes para executivo e legislativo. Eleição é tempo de disputa e de escolha. A disputa se deu durante os debates ocorridos na campanha eleitoral. A escolha, foi feita pelos eleitores no dia da eleição e os problemas decorrentes dessas duas etapas se encontram agora com a justiça, nada mais tenho a dizer sobre isso. Misturo propositadamente o aniversário de Ubatuba com as eleições porque toda a população tem o que comemorar além do aniversário da cidade. Os eleitores que votaram nos vencedores porque foram vitoriosos. Os que votaram em candidatos não eleitos porque exerceram seu direito sagrado e manifestaram sua insatisfação. O Prefeito Eduardo César e os vereadores eleitos comemoram o resultado. Os demais candidatos comemoram o fato de que a maioria da população adotou postura, voto e discurso de oposição e essa insatisfação majoritária será boa para que o governo municipal e os vereadores melhorem seus métodos de ação e seus resultados. E mais: há que se comemorarem as manifestações de rua ocorridas após as eleições, fato inédito na cidade e que são sinal de que haverá muita gente vigilante nos próximos quatro anos, com experiência em eleições.
Vivo hoje, um momento de esperança (não de espera) em relação à Ubatuba. “Esperança” no sentido de desejar e agir para que os fatos ocorram. Por isso, tenho esperança de que o pensamento único e seus defensores no município sejam derrotados pela melhoria e aumento dos debates políticos. Tenho esperança que a oposição se faça muito presente e responsável, exercendo fortemente seu papel fiscalizador, cobrador de compromissos de campanha e propositivo; que os preconceitos políticos, partidários e pessoais sejam substituídos por atitudes de diálogo e respeito.
Vamos juntos, todos, “esperançar” por uma Ubatuba com saneamento básico, saúde de qualidade, emprego na iniciativa privada, concursos na rede pública, respeito ao dinheiro público, melhoria na qualidade da educação, turismo no ano todo, e tantas outras necessidades que temos.
Faremos isso valorizando as pessoas e sobretudo a cultura que cada um de nós carrega e a cultura que impregna a história de nossa cidade. Com a liberdade de expressão, sem medo de censura, retaliação ou cerceamento dos pensamentos e das opiniões, fiscalizando e cobrando imparcialidade da imprensa e investindo muito em meios alternativos de comunicação com a população. E o principal, com a participação de todos os cidadãos de bem lutando ao lado de Ubatuba, defendendo a cidade. No dia de hoje, e pelos próximos 365 dias, esse é o presente que Ubatuba precisa e merece receber de cada um de seus habitantes.
Faça sua parte para que em 2009, nessa data, estejamos comemorando o aniversário de uma Ubatuba com Plano Diretor em funcionamento, com planejamento e ações consistentes no turismo, na educação, na saúde, na pesca e agricultura, na indústria e comércio e em tantos outros setores. Uma cidade mais feliz e com ainda mais esperanças em seu futuro. A Ubatuba que hoje comemora amanhã irá lhe agradecer.
Mauricio Moromizato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba