Surfe


Emerson Piai (foto Arquivo Pessoal)

Emerson Piai fatura 2 mil dólares e faz planos para a próxima temporada

Voando alto, atleta arrepia na bateria especial do WQS 6 Estrelas de Itamambuca


Por Lucas Conejero
O surfista de São Vicente, Emerson Piai, venceu - com um belo aéreo jogando a rabeta - a disputa final da Tent Beach Expression Show do Onbongo Pro que rolou no último domingo, dia 26 de outubro, em Itamambuca, Ubatuba, litoral norte de São Paulo. "Eu estava com muita vontade de ganhar a Expression, precisava de um podium e de um dinheiro também (risos). A disputa foi emocionante desde o começo, quase não consegui fazer a inscrição, fui um dos últimos".

Para liderar a bateria final, onde valia a manobra mais expressiva, e embolsar os 2 mil dólares de premiação com o melhor aéreo, Piai teve que superar grandes nomes do surf brasileiro. O experiente Danilo Costa, e talentos da nova geração, como o sebastianense Thiago Camarão, e o guarujaense Icaro Rodrigues, chegaram a beliscar o prêmio, mas obtiveram notas inferiores as do aéreo de Piai.

Alem de embolsar a premiação, que nessa época de crise não é nada mal, Piai ganha moral para o ano que vem e começa a aparecer como destaque da nova safra de surfistas brasileiros que despontam e buscam com determinação e talento o seu lugar ao sol.

Emerson Piai nasceu em São Vicente, litoral sul paulista e ainda criança mudou-se para a cidade vizinha de Praia Grande, descobrindo sua vocação para o surf. Quando adolescente, morou durante uma temporada na Austrália, onde teve contato com ondas perfeitas e pode aperfeiçoar seu inglês.

Atualmente com 21 anos, Emerson mora no Guarujá desde 2001. Berço de atletas renomados do surf brasileiro, a cidade oferece uma ótima estrutura e ondas regulares para o treinamento diário. Ele está em fase de preparação para a próxima temporada e surge como promessa no cenário do surf de competição para 2009.

Há dois anos como profissional, o atleta conta com o apoio e patrocínio da South to South. "Graças à South, eu pude competir, viajar e evoluir meu surf. Eles sempre acreditaram no meu potencial", ressalta.

Para alcançar seus objetivos na carreira, ele se dedica. "Estou fazendo Terapia Esportiva com a psicóloga Gabriela Carrero, que é muito importante e que está me ajudando bastante, e treino a parte técnica com meu pai, Jorge Piai. Assim, espero retribuir com bons resultados o investimento da South e poder fazer do surf de competição o meu trabalho".

A praia do Tombo é o seu principal "ginásio" natural para se manter em forma. "Minha onda preferida é a que eu surf todos os dias, aqui no quintal de casa, no Tombo", afirma o atleta que tem em seu quiver quatro pranchas. Todas shapeadas pelo famoso Ricardo Martins: "Tenho uma 5'11" e três de 6 pés".

Ano que vem, Piai promete colocar o foco no Brasil Tour, série de eventos que classificam os melhores do ranking para a primeira divisão do brasileiro profissional - o "SuperSurf" - e de quebra, correr as etapas do WQS no Brasil. "Eu vou dar prioridade para o Brasil Tour e para os eventos do QS que rolarem por aqui". Uma ótima opção para quem precisa ganhar experiência em campeonatos de nível internacional.

Faltando somente alguns campeonatos estaduais para encerrar a temporada de 2008, ele analisa. "Este ano foi um pouco conturbado devido as minhas pranchas que não estavam boas. Só agora é que tudo melhorou e consegui ter uns resultados mais expressivos, como o 9º lugar no Catarinense Pro e venci a Expression no Mundial de Ubatuba".

Outros atletas completam a equipe de surf da South to South. Entre eles estão: Renato Galvão (Pro), Ricardo Ferreira (Pro), Lucinei Malas (Pro); Rone Mauro (Pro), Yagê Araújo (Amador); Aline (Longboard); Alemão de Maresias (big rider e freesurfer); Luiz Saraiva, Guilherme Ribeiro e Anjinho (freesurfers).

Para visitar o site da South to South e conhecer a marca e suas novidades, basta acessar: http://www.southtosouth.com.br/
Lucas Conejero
(11) 7121-1085

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba