Esperançosas, uni-vos!

Solteiras do Ceará já fazem promessa a Santo Antônio

Em Barbalha, mulheres enfrentam maratona de rituais e simpatias. Dia do 'santo casamenteiro' é comemorado em 13 de junho

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
As solteiras do Ceará já começaram a fazer promessa a Santo Antônio para encontrar marido. Nessa época do ano, mesmo quem não acredita participa da festa do "santo casamenteiro" em Barbalha. Além das orações, as mulheres juram por Santo Antônio que o chá, as orações e a maratona de rituais e simpatias funcionam.
Leia mais

Nota do Editor - Ser solteira já não é tão tormentoso, os costumes mudaram. Houve época recente em que a vida das não casadas era bastante complicada. Lembro-me da maledicência contra a costureira que morava no quarteirão de minha casa. As comadres diziam que ela namorava o padre e o dono da fábrica de bombons ao mesmo tempo. O padre tudo bem, a mulherada até que aprovava, era bonitão e solteiro, mas o outro suposto amante era casado. Audácia! Fêmeas sem um homem pra chamar de seu eram vistas como perigo, não podiam freqüentar ambientes sociais. Enquanto os homens imaginavam coisas as mulheres tramavam venenos e pragas para acabar com a sirigaitice. Conta-se que em Portugal, onde reinava absoluto Salazar, com as bençãos do Vaticano, havia uma solteira famosa. A filha desabonitada do austero governante. Tão carente de beleza e graça que não raro era confundida com os canhões que guarneciam a Torre de Belém. Aquele cordão famoso, o dos puxa-sacos, armou um encontro da rapariga com um tenente da Armada, parecido com Rodolfo Valentino, uma espécie de Brad Pitt daqueles tempos. Enquanto passeavam, ela saltitante e cheia de não me toques, ele permanecia calado como a esfinge. Em certo momento o dever foi mais forte. Com a bolas quase a explodir de indignação, mas ciente da missão militar, o guapo tenente quebrou o gelo de acordo com o protocolo:
- Linda flor aquela. Sabes o nome?
- Sim. Vinha virgem! Disse a belezoca com um sorrisinho malicioso...
Ciente dos problemas que teria na carreira, ainda assim o jovem não conseguiu evitar:
- Pois vais voltar virgem... (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu