Energia

Nordeste e Sul terão mais quatro usinas nucleares, diz Lobão

Dos alertas do Google
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo “vai construir mais quatro usinas nucleares no Nordeste e no Sul do país”, além de retomar as obras de Angra 3 ainda neste ano.
Segundo Lobão, já há uma predefinição do governo pela construção das novas usinas nucleares e muito provavelmente “serão duas no Nordeste e duas no Sul”. “Estamos na fase final do processo de estudos para definir detalhes, como a localização das novas usinas”, revelou o ministro, que defende a energia nuclear como fonte segura para o país.
A escolha do Sul e do Nordeste se deve ao fato de que as regiões enfrentam atualmente dificuldades no abastecimento de energia e dependem das usinas situadas no Sudeste.
O governo decidiu optar pela construção de usinas nucleares para evitar falta de energia no país a partir de 2011 e 2012, gargalo que deve surgir no cenário brasileiro caso sejam mantidas as taxas de crescimento na casa de 5% nos próximos anos.
Lobão acredita que hoje o uso da energia nuclear sofre menos resistências do que no passado, principalmente depois que a França desenvolveu um processo de reaproveitamento do lixo atômico. “Havia muito preconceito em relação à energia nuclear, mas ela é supersegura e o problema do lixo foi equacionado”, afirmou.
Questionado se a decisão seria criticada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que é contrário a esse tipo de energia, Lobão afirmou que “ele é um sujeito muito sensato, vai fazer o que é bom para o país, e isso (a energia nuclear) é bom para o país”.
Quanto à retomada das obras de Angra 3, o ministro avalia que dentro de “dois a três meses” o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concederá a licença para o reinício da construção.
Angra 3 deve entrar em operação em 2013, com investimentos de R$ 7,2 bilhões e potência para gerar 1.350 megawatts. As obras, paralisadas há mais de 20 anos, serão tocadas pela construtora Andrade Gutierrez, vencedora da licitação ainda no governo militar.

Baixo investimento

Ao defender as usinas nucleares, Lobão lembrou que, apesar de esse tipo de energia custar o dobro da gerada por hidrelétricas, há a compensação por conta do baixo investimento nas linhas de transmissão.
“Uma coisa compensa a outra. Como as usinas são localizadas perto dos centros consumidores, você nem precisa investir em linhas de transmissão para fazer chegar a energia às empresas e às residências”.
A ex-ministra Marina Silva era contra a retomada de Angra 3, defendida pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Antes de assumir, Minc disse que respeitaria a decisão do governo.

Nota do Editor - Quando o Ministro diz que o problema do lixo atômico foi equacionado, há duas possibilidades. Ou ele está cometendo um equívoco ou tem informações que a comunidade científica mundial ainda não recebeu. Ou então está parodiando o chefe Lula, que fala o que lhe dá na telha e recebe aplausos. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu