Manchetes do dia

Terça-feira, 02 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"Desmatamento cresce e Minc quer prender bois"
O Deter, sistema do governo que faz detecção em tempo real, registrou alta no desmatamento da Amazônia. De agosto de 2007 a abril de 2008, o sistema enxergou 5.850KM2 desflorestados na região. De Agosto de 2006 a junho de 2007, o Deter apontara 4,974 Km2. O aumento foi verificado ainda antes do período completo de observação da Amazônia, que vai até Julho e antecede a estação seca quando o desmate na região é maior. Em abril, foram devastados 1.123Km2, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Em reposta, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse que vai apreender gado em áreas desmatadas ilegalmente. Minc atribuiu á pecuária parte da culpa pelo desmatamento e batizou a ação de "boi Pirata'': "È um recado de combate a impunidade do crime ambiental''. Como o ministro havia antecipado, Mato Grosso foi o Estado líder no desmate em abril, com 794,1Km2. O secretario estadual de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, voltou a contestar os dados do Inpe e disse que eles carecem de checagem; o instituto nega.


O Globo
"Amazônia perdeu em Abril área equivalente a do Rio"
Somente em abril, foram desmatadas da Amazônia 1,123 Km2, quase a mesma área de todo o município do Rio de Janeiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O estado que mais derrubou a floresta foi Mato Grosso, do governador Blairo Maggi: 794,1Km2 (70,8% do total). Para o Inpe, o balanço de Abril comprova o crescimento acelerado da devastação no período de 12 meses entre Agosto de 2006 e Agosto de 2007, o sistema Deter apontou 4.974Km2 de desmatamento . Nos nove meses entre Agosto de 2007 e abril de 2008, 5.850Km2 já foram derrubados. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admitiu que a alta no desmatamento é preocupante e anunciou que o governo iniciará uma ofensiva ao "boi pirata": haverá apreensão de gado criado em pastagens ilegais. O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso atribuiu parte da culpa pelo desmatamento aos índios. Maggi minimizou os números.


O Estado de São Paulo
"Em um mês, a Amazônia tem área desmatada do tamanho do Rio"
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou em abril 1.123 km2 de floresta derrubada ou altamente degradada na Amazônia - uma área equivalente à do município do Rio de Janeiro. Em março o satélite do Inpe havia acusado apenas 145Km2 de desmatamento. Por causa da cobertura variável de nuvens, não é possível saber quanta floresta foi destruída em cada mês, mas os dados não deixam dúvida sobre a tendência aumento. "Há um processo de degradação crescente e isso nos preocupa muito" afirmou Gilberto Câmara, diretor do Inpe. "A tendência continua a ser de alta", disse Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. O Estado com a maior área desmatada em abril foi o Mato Grosso, seguido de Roraima. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, culpou soja e gado pela devastação.


Jornal do Brasil
"Milícias do Rio alarmam a ONU"
O relator da ONU para execução arbitrárias no Brasil, Philip Alston, levou ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, um quadro alarmante sobre a contaminação do aparato de segurança do Rio de Janeiro pelas milícias. Alston vincula a ação dos policiais a esses grupos, um dos quais torturou repórteres, na favela do Batan, em Realengo. "As relações ilícitas que esses milicianos mantêm com elementos mais poderosos das comunidades conduzem a contratos que permitem matar'', atesta o relator, que visitou Rio São Paulo e Pernambuco. Segundo o parecer, o número de mortes por confrontos com a policia cresceu 25% em relação a 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu