Ubatuba



Instituto Argonauta comemora enquadramento como OSCIP

A Diretoria do Instituto Argonauta recebeu nesta semana certificado assinado pelo Secretário Nacional de Justiça, Sr. Romeu Tuma Júnior atestando a qualificação da ONG como uma Organização da Sociedade Civil de interesse público.
Para a atual Presidente da ONG, a Médica Veterinária Paula Baldassin, esta certificação é extremamente importante pelo fato de atestar a seriedade e idoneidade do trabalho desenvolvido pela Instituição nos últimos 9 anos, desde a sua fundação.
Em Julho de 1998, a Diretoria do Aquário de Ubatuba e outros profissionais, envolvidos na preservação do meio ambiente marinho, fundaram o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, ONG sem fins lucrativos criada para dar suporte e ajudar na obtenção de recursos para projetos de pesquisa e educação voltada a preservação dos mares.Como o próprio logotipo representa (o Argonauta uma espécie de polvo que também pode ser visualizado como o guerreiro Argonauta da mitologia grega), o Instituto tem dentre seus principais objetivos a preocupação sócio-ambiental.
As principais linhas de atuação do Instituto Argonauta são:
1. Educação Ambiental voltada à Conservação Costeira e Marinha Nesta linha são realizadas campanhas e mutirões tais como a campanha contra o lixo no mar, mutirões de limpeza de praias, peças de teatro, bem como a inclusão social no trabalho de educação ambiental através do ingresso de turmas carentes às instalações do Aquário de Ubatuba e Museu da Vida Marinha, realização mais recente do Instituto.


1.1 Parque Escola do Conhecimento de Santo André – SABINA

A celebração de convênios para o desenvolvimento de ações educativas é também uma das estratégias de ação do Instituto Argonauta.Em agosto de 2006 o Instituto Argonauta estabeleceu convênio de Intercâmbio e Cooperação Técnica nas Áreas de Ciência e Educação com a Prefeitura Municipal de Santo André, através da Secretaria de Educação. Neste o Instituto assumiu a responsabilidade de realizar a manutenção de dois tanques marinhos (projetados pelo Aquário de Ubatuba) e um terrário na Escola Parque do Conhecimento/SABINA, voltada para estudantes e população em geral. O objetivo desse trabalho é estimular a curiosidade, o interesse e o aprendizado por parte dos alunos, por aspectos da biologia, ecologia e conservação da vida marinha e terrestre e por conceitos relacionados à conservação do meio ambiente e da água de forma geral, sensibilizando-os para a descoberta do papel individual e coletivo da participação nas questões ambientais. O Instituto também se responsabilizou pela capacitação dos monitores e em participar na elaboração dos materiais didáticos relativos aos temas: Conservação da Água, Ambientes Marinhos e Aquáticos e sua Bioecologia.

2. Capacitação de mão de obra

O programa de estagiários forma anualmente diversos alunos de graduação em oceanografia, biologia, veterinária e outras áreas afins para a conservação marinha. O Instituto possui convênio e protocolos de cooperação técnico-científica com 26 instituições universitárias, entre públicas e particulares, nacionais e internacionais. Este convênio tem permitido a capacitação de estagiários, realização de monografias de conclusão de curso, apoiado teses e publicações. Outra forma de capacitação de alunos para a conservação marinha tem sido a realização de cursos de extensão universitária e formação de agentes ambientais que já formaram até o momento mais de 1000 alunos nas seguintes áreas: Reabilitação de Mamíferos e Aves Marinhas; A Conservação dos Recursos Naturais Reflexões, Perguntas e Considerações: O Exemplo das Tartarugas Marinhas; Conservação de Tartarugas Marinhas – Projeto TAMAR-IBAMA; Conservação e Biologia de Mamíferos Marinhos; Biologia de Tubarões e Raias e o curso de formação de Agentes Ambientais da Petrobrás.

3. Pesquisa

O Instituto, através dos convênios e protocolos de cooperação técnico-científica, também produz material científico, apresentado em reuniões, congressos, seminários e publicações científicas. 4. Resgate e Reabilitação de Fauna O Instituto vem realizando através da parceria com o Aquário de Ubatuba, o resgate e reabilitação de fauna aquática e ocasionalmente recebe animais terrestres e os encaminha para as instituições responsáveis.Nesta linha de ação o principal projeto é a total implementação de um CENTRO DE REABILITAÇÃO E TRIAGEM DE ANIMAIS AQUÁTICOS – CRETA, projeto que já conta com o apoio do IBAMA e se encontra em funcionamento em área ainda alugada.

-“A intenção é que através de uma parceria com o executivo municipal, possamos obter para o IBAMA uma cessão de área para implantação definitiva do projeto.” Afirma a Dra. Paula Baldassin, que já esteve apresentando o projeto ao Prefeito Eduardo César.

Para saber mais, visite o site: www.institutoargonauta.org
Fonte: Assessoria de imprensa Instituto Argonauta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu