Educação

Não ao retrocesso! Sim à educação!

Fiquei enormemente chocado nesta manhã ao ler a matéria publicada no Litoral Virtual intitulada “Inadimplência e falta de parcerias podem tirar Unitau de Ubatuba”. Nesta matéria a reitora da Universidade, Maria Lucila Barbosa, revela que a receita da faculdade, em Ubatuba, está comprometida e desta forma, não conseguindo um balanço positivo terão que desativar a unidade, Ela acrescenta que está aberta a conversas com as autoridades municipais, no caso de algum interesse em parcerias que possam viabilizar a permanência do campus. Parece-me um pedido de socorro ao Super-Homem, ou seja, nosso ilustre prefeito, Eduardo de Sousa César. Este, por sua vez, com o passado estudantil que possui e conhecedor das dificuldades pelas quais os universitários passam, não pode jamais negar este pedido de ajuda, deixando que esta prezada instituição de nível superior abandone nossa cidade. Considero de suma importância que a administração municipal concentre seus esforços na viabilização da manutenção desta universidade em nosso município, pois não fazê-lo seria um imenso retrocesso na história acadêmica e cultural de nossa cidade. Não creio que nosso Prefeito queira que seu mandato venha a ser marcado por esta mácula, e ficar conhecido como o homem que deixou a Unitau abandonar Ubatuba. Caso o prefeito permita este abandono isto poderá repercutir, além do regresso acadêmico e cultural, nas urnas, uma vez que dá mais um trunfo a seus rivais. Outra entidade que, a meu ver, deve desdobrar esforços a fim de manter a universidade em Ubatuba é a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba, representada atualmente pelo senhor Alex Ismael dos Santos.
Esta associação, em minha singela opinião, deve se empenhar ao máximo no sentido de impedir que a Unitau deixe nossa cidade, uma vez que a categoria que seria mais prejudicada seria justamente a dos universitários. Não digo tanto os universitários atuais, mas os futuros colegas com certeza. Um universitário nada mais é do que um arquiteto que está construindo a base para seu futuro. Portanto, a nobre entidade tem a obrigação de lutar pelo futuro dos universitários levantando esta bandeira e indo a luta. Lembro ao presidente da AEUU que a função desta entidade não é meramente buscar administrar o repasse da PMU para o transporte dos universitários para as demais cidades. A melhor solução seria uma união da Prefeitura Municipal de Ubatuba com a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba, administração e sociedade civil, e, juntos, a formação de uma comissão de análise das possibilidades de convênios e incentivos para que a Unitau permaneça em Ubatuba. Talvez esta seja a hora certa, embora já atrasada, de resgatar e revitalizar a
Lei nº. 1.208/92, que autoriza o Executivo municipal a conceder bolsas de estudo a alunos universitários residentes no município.

Leonardo Amaral Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu