Bom exemplo

O verdadeiro alicerce de uma vida

Marcio Barbosa Gonçalves
Não podemos abandonar nunca nossos ideais, eles são a base de nossas vidas, tem gente que trabalha a vida inteira e não consegue produzir nada a mais do que o essencial para sua sobrevivência, isso pode acontecer por vários motivos, a falta de oportunidades oferecida pela sociedade, por uma falta de orientação dentro de casa no decorrer da infância e da adolescência, e outros motivos mais, mas de quem é a responsabilidade pela ignorância, falta de conhecimento, pela falta de uma educação básica para uma pessoa construir pelo menos o mínimo para seu futuro, ou até mesmos para ensinar e preparar seus filhos para a vida? ( que convenhamos em lugar nenhum do mundo não é fácil.)
Respondo sem sombra de duvidas, essa responsabilidade é nossa, de todos nós, a cada novo aprendizado, nos tornamos mais responsáveis pelo que acontece ao nosso redor, por exemplo eu nasci de um lar humilde, meu pai trabalhou sua vida inteira para nos dar com muito sofrimento educação, um futuro melhor do que o que havia tido, mas nunca esqueceu o próximo, ele era violonista e quantas vezes o vi, chegar cansado em casa depois de um dia inteiro de trabalho e tomar banho rápido para ir tocar em algum jantar ou festa beneficente, na época o que chamava a minha atenção é que raramente alguém vinha agradecê-lo pelo tempo e esforço que havia feito.Dizem que as pessoas tem memória fraca,
que esquecem rápido a ajuda que recebem e que o ser humano é por natureza ingrato. Mentira, aprendi tempos depois que quando se faz algo de coração, não se é esquecido, meu pai ficou muito doente, ele morreu de câncer, e eu presenciei pessoas aos montes, que o ajudaram na sua época mais difícil, já se passaram mais de dez anos desde sua morte, e até hoje quando falo que sou filho do Zezinho bilheteiro ou do Zezinho que tocava violão, só ouço historias bonitas sobre meu pai, ele foi uma pessoa especial,um exemplo de trabalho, honestidade e de amor ao seu próximo, Zézinhos como ele existem muitos, esse é o típico brasileiro, trabalhador, amigo, que pensa no seu próximo, mas essa minoria que rouba, que é egoísta, que só quer para si, tentam nos fazer acreditar que ser honesto, que pensar no próximo, que ganhar a vida com o próprio suor é ser idiota, é ser burro.
A vida nos prova todos os dias que ser bom, honesto e que pensar no próximo, só faz bem, talvez não financeiramente, mas para alma, ao fazer algo de bom, você esta deixando a sua marca no mundo, esta preparando seu filho para um caminho de vitórias, não sei se vou conseguir ser como meu pai, mas vou tentar, com certeza irei cometer muitos erros, mas terei forças e humildade suficientes para pedir desculpas e consertar meus erros. Talvez eu não consiga fazer tudo que sonho, mas deixarei base para meus filhos, e acima de tudo um bom exemplo.
Se todos nós fizermos como diz em um comercial que esta passando na TV, ‘se não pode fazer tudo, faça tudo o que puder”, a nossa cidade, nosso país, nosso mundo com certeza será um lugar melhor para todos nós e para a nossa futura geração e para terminar uma outra frase que muito me chamou a atenção:
Vergonha, não é ser pobre...
...É ser ignorante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu