CONCORDO

Guilherme F. de Assis
É verdade não dá para comparar a gestão FHC e a de Lula.
FHC é o pai do plano real. Estabilidade, controle da inflação, responsabilidade fiscal, privatizações e algumas reformas no intuito de modernizar o Estado Brasileiro. Na época Lula e o PT espernearam e disseram que o plano real era uma farsa, hoje repetem, sem tirar uma vírgula, o modelo Malan.
FHC passou em seu governo por três grandes crises internacionais e uma interna. As crises no México, Rússia, Argentina e Lula, abalaram os agentes econômicos e financeiros, interessados no produto Brasil.
Duda Mendonça, o mago estrategista, avisou Lula, o artífice da crise interna: publique uma carta de intenções e deixe claro que vocês, quando chegarem ao poder, não vão colocar em prática o discurso dos últimos 25 anos.
Obediente e agradecido Lula chegou ao poder.
Fora às barbaridades cometidas, que o PT tenta dizer que foram erros (quando era o Maluf, tinha outro nome), Lula fez um governo desastroso. Manteve, como já disse, a política econômica de seu antecessor, com doses exageradas de ortodoxia, numa clara sinalização aos mercados de que não cometeria loucuras. Teve que ser mais realista do que o Rei. Perdemos nós, perdeu o Brasil. Ficamos nestes três últimos anos na rabeira dos paises em desenvolvimento. Corre na boca dos economistas que um ciclo tão virtuoso da economia internacional não se repetirá tão cedo. Estamos perdendo o trem da história.
As políticas sociais são a continuidade das de FHC, das bolsas escola, família, etc., com o temperinho do PT: ineficiência. Jogaram fora cadastro e uma prática que funcionava no governo FHC. Coisas do PT.
O projeto fome zero e primeiro emprego, não saíram do papel, puro marketing.
Lula dessa forma, tornou-se o pai do mensalão, do menor PIB da América Latina – salvo Haiti, que esta em guerra civil -, dos juros estratosféricos, das viagens internacionais, das inaugurações (mesmo aeroporto duas vezes e de operação tapa-buraco) e do maior acervo de besteirol já dito por um presidente da república..
Não dá para comparar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu