Manchetes do dia

Sábado, 13 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Marta lidera e Kassab sobe em SP"
Nova pesquisa Datafolha confirma a ascensão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) na corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. Seguindo tendência de alta desde o final de agosto, Kassab oscilou três pontos percentuais para cima, no limite da margem de erro, e foi a 21% das intenções de voto. Marta Suplicy (PT) perdeu três pontos, mas manteve a liderança, com 37%. Pela primeira vez, Kassab supera numericamente Geraldo Alckimin (PSDB), que tem 20%. Ambos continuam em empate técnico. O tucano confirmou a tendência de queda e oscilou mais dois pontos para baixo. Kassab obteve sua menor taxa de rejeição (22%) e a melhor avaliação de sua gestão (50% de ótimo/bom). Para o segundo turno, o prefeito conseguiu, pela primeira vez nos dois casos, empatar tecnicamente com Marta e com Alckimin. Entre a petista e o tucano, haveria igualdade em 47%.


O Globo
"Candidatos disputam voto de servidor com benesses"
De olho nos votos dos 177 mil servidores públicos municipais e suas famílias, candidatos a prefeito do Rio estão fazendo promessas de mais benesses para o funcionalismo. Hoje, eles já têm benefícios como empréstimos para a casa própria, bolsas de estudo e auxílio-moradia. Uma das promessas mais comuns é aumentar o número de dependentes beneficiados nos planos de saúde oferecidos pela prefeitura aos funcionários. A candidata Solange Amaral (DEM), aliada do prefeito Cesar Maia, tem mandado e-mails para funcionários sem autorização deles – o que pode caracterizar propaganda eleitoral irregular e uso de máquina pública.


O Estado de São Paulo
"Marta cai, Kassab sobe e alcança Alckmin"
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) subiu nove pontos percentuais em duas semanas e alcançou o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mostra pesquisa do Ibope para o Estado e a TV Globo. Ambos empatam em segundo lugar, com 21% das intenções de voto - a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O prefeito foi o único a crescer com o horário político. A ascensão contrasta com nova queda de Marta Suplicy (PT), que perdeu quatro pontos e agora tem 35%. Ou seja, Kassab pode ter tirado mvotos da petista, além de ter seduzido indecisos - que eram 14% há duas semanas e agora são 11%. O desempenho de Kassab pode ser explicado pela alta da avaliação positiva de seu governo, que passou de 41% para 47%. A rejeição a Marta caiu de 31% para 26%, mas sua vantagem sobre Kassab num eventual segundo turno passou de 23 para 6 pontos - a ex-prefeita venceria por 48% a 42%. No Rio, Eduardo paes (PMDB) subiu oito pontos e chegou aos 27%, mas segue tecnicamente empatado com Marcelo Crivella (PRB), que tem 23%. No Recife,João Costa (PT) estabilizou-se em 46%, após ter subido 17 pontos desde meados de agosto. Ele ainda venceria no primeiro turno. Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) subiu mais dois pontos e foi a 42%, 13 pontos a mais do que a soma dos adversários.


Jornal do Brasil
"Manifestantes bolivianos fecham fronteira do Brasil"
O conflito entre o governo boliviano e manifestantes da oposição transborda para o Brasil. A ponte da fronteira que liga as cidades de Santa Cruz de La Sierra a Corumbá (MS) foi bloqueada. Com a interrupção, o fluxo de exportações de marcadorias brasileiras foi paralisado e o prejuízo, de acordo com a Receita Federal, chegaria a R$ 9 milhões - mais de R$ 2 milhões por dia. No lado da Bolívia, o efeito da barricada é notado na falta de combustíveis nos postos de gasolina e de alimentos nos mercados. Com o agravamento da crise, o governo de Evo Morales decretou estado de sítio na província de Pando, o principal foco da rebelião contra La Paz. Até agora, 14 pessoas já morreram em três semanas de protestos e os jornais locais falam em "banho de sangue". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou-se alarmado com a escalada de violência e exortou "todas as partes envolvidas que atuem com moderação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu