Pensata

Palavras: Modo de Usar

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
Não sei se é uma nova forma de peste bubônica, o que sei é que no mundo inteiro os homens e as mulheres que deveriam dar o exemplo desandaram a falar tolices em cima de tolices, num crescendo impressionante. De tanto insistirem, ainda vão conseguir seu intento: destruir este belíssimo planeta onde vivemos.
Vocês viram e ouviram Hugo Chávez, a asa negra de Evo Morales, gritar que se necessário for “faremos um Vietnam, dois Vietnams, três Vietnams, na América Latina”? Ainda bem que o que ele fala não se escreve, como já ficou demonstrado inúmeras vezes.
E a Sarah Palin? Essa nem eleita foi, e já prega uma nova guerra? “(...)Talvez tenhamos que ir à guerra contra a Rússia porque este é o acordo que protege os membros da OTAN: quando um país é atacado, os outros se levantam em sua defesa”. Palavras vindas de mãe que se orgulha de seu filho ir à guerra, que é admiradora da National Rifle Association, que é contra o aborto, que é contra o casamento de homosexuais. Ela despreza a teoria de Darwin, é adepta do criacionismo. 2008! Fim da primeira década do século 21 e o McCain nomeia candidata a vice uma Rosinha Eskimó?
Pipocam pelo mundo exemplos de palavras insensatas. A peste é contagiosa. Mas o Troféu Palavroso de 2008 vem para o Brasil, para ele, para Lula, o Magnífico. Falou de tudo um pouco nesta semana, menos do Evito e suas desventuras...
Começou declarando que é contra a lei antifumo, lei sancionada em seu governo. Afirmou que vai continuar a fumar em seu gabinete, pois lá é ele quem manda. Diz ele que está defendendo os direitos dos fumantes. Creio que isso merece uma reflexão profunda. Fumar não é o único vício do homem. O presidente vai defender todos os vícios? Todos, mesmo?
Quarta-feira, 10 de setembro. Data para ficar na História do Brasil pois, nesse dia, pela primeira vez, o presidente da República Federativa do Brasil, habituado a elogiar todo e qualquer aloprado que seja membro da coalizão que o sustenta, elogiou um político acusado pela Polícia Federal de crime muito grave, de exploração da pedofilia. Quero acreditar que o presidente da República, pai e avô, desta vez realmente não soubesse de nada. O contrário seria insuportável.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu