Eleição em São Paulo

De olho na TV: Quando tudo dá errado

Cila Schulman
Para explicar a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleição presidencial de 1994, o publicitário Geraldo Walter, coordenador da campanha dele, ensinava:
- Tem campanha que dá tudo certo, tem campanha que dá tudo errado. Naquela deu tudo certo.
Não, embora baiano, Geraldão não era supesticioso.
Foi por meio de sua inteligência brilhante e da larga experiência em campanhas eleitorais que ele observou que com o candidato certo, na hora certa, com apoio certo, discurso certo, dá tudo certo. Nada de sorte ou azar, mas de conhecimento e profissionalismo.
E campanha em que dá tudo errado? É simplesmente aquela que termina derrotada?
Não, é aquela que tem outros candidatos para os quais tudo dá certo. É a que já começa contra a corrente e continua desesperadamente contra a corrente. Como foi a de José Serra à Prefeitura de São Paulo em 1996, coordenada pelo mesmo Geraldão. Como está sendo a de Alckmin (PSDB), candidato este ano a prefeito de São Paulo.
Tome-se como exemplo o programa eleitoral de televisão de ontem à noite.
Alckmin falou de um tema que ainda não havia entrado na pauta - segurança pública, seu ponto forte como governador.
Pois a candidata Marta Suplicy (PT) escolheu o mesmo dia para também falar de segurança. Marta acusou seu adversário preferencial, Gilberto Kassab (DEM), de ter desmontado tudo o que ela fez como prefeita.
Kassab, por sua vez, mostrou no programa tudo o que está fazendo quanto ao ensino profissionalizante. Tudo o que Marta criticou no programa anterior.
E Alckmin? Alckmin ficou mais uma vez fora do debate.
O motivo não foi a coincidência de abordar o mesmo tema escolhido por Marta - mas ter proposto como novidade quase tudo o que a ex-prefeita mostrou que já fez.
A diferença entre os programas de Marta, Kassab e Alckmin é que os dos dois primeiros têm referência municipal e um posicionamento claro de oposição e situação. E do de Alckmin permanece erroneamente desfocado do timming da campanha.
(Do Blog do Noblat)
A jornalista Cila Schulman é estrategista e coordenadora de comunicação de campanhas eleitorais desde 1988. Estudou na "Graduate School of Political Management" da "George Washington University" e é membro e palestrante de entidades internacionais como IAPC – Associação Internacional de Consultores Políticos -, EAPC – Associação Européia de Consultores Políticos e Alacop – Associação Latino Americana de Consultores Políticos.

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