Quem tem medo da verdade?

Igreja lamenta não realização do debate em Ubatuba

A Pastoral Fé e Política da Diocese de Caraguatatuba, organizadora dos encontros com candidatos a prefeito das quatro cidades do Litoral Norte, lamenta a decisão da Justiça Eleitoral de Ubatuba que não homologou o debate previsto para o próximo dia 15 de setembro. Na conclusão, assinada pela juiza eleitoral Doutora Roberta Layaun Chiapetta, em 1º de setembro, alega que "como é sabido, a propaganda eleitoral - e o debate nada mais é que uma forma de propaganda - deve ser feita nos estritos limites da Lei 9504/97 e respectivas Resoluções do TSE. E tais ordenamentos, em momento algum, afirmam que a atividade possa ser realizada livremente. Assim, não podendo ser realizados os debates ao bel prazer de quem quer que seja, e não havendo previsão legal de homologação em casos em que não haja transmissão por meios de comunicação, o indeferimento se impõe, centrada nestes fundamentos, INDEFIRO, o requerimento formulado".
A Diocese lembra que os candidatos assinaram, junto com os responsáveis pela Diocese, o pedido de homologação. Também no documento, é declarado que o encontro dos candidatos seria transmitido por um telão, em área pública e aberta. Além disso, com a presença da imprensa e a transmissão, em tempo real, pela Internet, considerando-se que são estes meios eficientes de comunicação já que não houve manifestação de interesse de nenhuma rádio local.
Para a coordenação, é algo histórico e lamentável. Já em eleições passadas, nunca houve problema. A Igreja tem por objetivo, ouvir as propostas dos candidatos e a eles apresentar também as suas, baseadas em trabalhos realizados pelos Foruns Sociais e nas diretrizes da própria Igreja em defesa da vida e da comunidade. Ouvindo, as lideranças poderão ter consciência do voto. Este é o nosso público alvo, mas não poderíamos nos fechar e por isso a proposta, repetida de anos anteriores, de colocar um telão em local público. Para o coordenador Benedito Rodrigues, a negativa dada empobrece a democracia.
Nesta quinta-feira, o encontro em São Sebastião acontecerá nos mesmo moldes de Ilhabela e exatamente como aconteceria em Ubatuba. No dia 17 de setembro será a vez de Caraguatatuba ouvir as propostas dos candidatos, em evento já homologado. (Diocese de Caraguatatuba)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu