Notícias da Prefeitura


O Bloco da Cachorrada estará firme desfilando masculinidade na avenida

Ubatuba realiza carnaval de norte a sul

O Carnaval de Ubatuba em 2006 terá como novidades os carros de som que animarão a festa nos extremos sul e norte da cidade. Na região sul, a concentração acontece na Praia da Maranduba e no Norte, o carro de som fica na Praia de Ubatumirim. Já na Avenida, a alegria fica por conta dos blocos tradicionais, desfilando sambas-enredo, marchinhas e fantasias.
Abrindo a festa, na sexta-feira, dia 24, o Galo da Meia-Noite adentra a Avenida Iperoig soltando fogos de artifício na Ponte do Perequê-Açu e distribuindo cerveja a R$ 1,00 aos foliões uniformizados com a camiseta do bloco. Durante o carnaval, desfilam também o famoso bloco da Caxorrada, que tem como principal característica a troca de sexo. Mas não precisa se preocupar! É só a vestimenta. Homens se vestem de mulheres e vice-versa. A irreverência desse bloco atrai mais adeptos a cada ano.
A alegria inocente do carnaval de marchinhas será homenageada pelos blocos “Recordar é Viver”, comandado pela seresteira Dona Ophélia e pelo “Guaruçá”, um grupo cultural formado por escritores e amantes da arte e poesia. Eles prometem trazer para a festa ubatubense uma série de novas marchinhas animadas por coreografias e encenações.

Carnaval à moda antiga


Para quem gosta do carnaval tradicional, a alegria fica por conta do Baile Carnavalesco que acontecerá na Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir das 21h. A Fundart programou um carnaval à moda antiga, com máscaras, bonecões, fantasias de melindrosas, marinheiros, pierrôs, ciganos, havaianos e etc. Os bailes contarão com a presença de blocos tais como “O Guaruçá” e “Recordar é Viver", que irão mostrar sambas, brincadeiras e marchinhas tradicionais. Para isso, as ruas laterais serão bloqueadas e a Banda Lira, sob o comando do regente Valdeci dos Santos, animará a festa do momo.

I Festival de Marchinhas é adiado por conta das chuvas

O I Festival de Marchinhas, que aconteceria durante este final de semana, dias 11, 12 e 13, teve que ser adiado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. É que os desabrigados estão alojados no Ginásio de Esportes Tubão, local em que o evento aconteceria. O coordenador do evento, Nei Martins explica que o Ginásio é um ponto de fuga determinado pela Defesa Civil Estadual para essa função. “Infelizmente, teremos que adiar a execução do Festival, mas tenho certeza que isso não diminuirá o brilho do evento, que está sendo aguardado ansiosamente pelos participantes”. Com a mudança, o I Festival de Marchinhas Carnavalescas acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro.

Criatividade e bom humor

Mensalinho, O Dólar da Cueca, O Sumiço do Corrupto, Sou Deputado e Daputada são algumas marchinhas que devem mexer com o público no “I Festival de Marchinhas Carnavalescas” da Fundart. São mais de trinta participantes que vão disputar troféus e premiações em dinheiro. As músicas foram arranjadas pelo maestro Valdecy dos Santos, da Banda Lira Padre Anchieta, que também acompanhará os participantes nos dias do festival. Das 30 marchinhas inscritas, 15 serão apresentadas no primeiro dia e 6 serão escolhidas. O mesmo procedimento acontecerá no segundo dia, totalizando 12 finalistas. No terceiro e último dia, serão escolhidas cinco marchinhas, que serão premiadas de acordo com a sua colocação. Os critérios de avaliação serão: melhor letra e melhor interpretação.
“Queremos resgatar o carnaval tradicional do interior de São Paulo, trazendo novos compositores e criando aquele clima gostoso com máscaras, blocos e marchinhas em que toda a família pode participar”, diz Ney Martins, idealizador do concurso. Ele lembra que nos antigos carnavais ubatubenses, era comum os foliões comporem suas próprias marchinhas e que na década de 70, esse costume foi sendo deixado de lado.
Dentre os participantes do I Festival de Marchinhas Carnavalescas, estão nomes conhecidos em Ubatuba, como: Dona Ophélia, Capop, Benetti, Zezinho Marques, Cláudio Serra, Arcélio Manoel, o grupo “O Guaruçá” e muitos outros. O público terá entrada franca. PMU


Números demonstram queda na criminalidade em Ubatuba

Os números da criminalidade no ano passado, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, mostram que Ubatuba apresenta uma diminuição no índice de criminalidade. Pelas estatísticas, apenas os números de homicídios dolosos e de furtos de veículos tiveram elevação. Os 17 homicídios cometidos em 2004 passaram para 21 em 2005 e os furtos de veículos passaram de 43 para 44. A maior queda foi em relação ao número de furtos; o menor desde 2000. Os roubos de carros também registraram queda em 2005.
O mês mais crítico de 2005 foi janeiro, com 275 ocorrências registradas; nos meses de abril e dezembro aconteceram 4 homicídios. O maior número de furtos aconteceu em janeiro: 211; julho registrou o maior número de furto de veículos, 9, enquanto janeiro teve o maior número de roubo de veículos.

A Taxa de Delito por 100 mil Habitantes é a menor desde 1999 em quase todas as estatísticas, exceto os homicídios dolosos, onde 2005 ficou em terceiro lugar, com 12,16, contra 11,58 em 1999 e 10,81 em 2001. Entre as cidades do Litoral Norte Ubatuba possui a menor Taxa de Delito por 100 mil Habitantes.
Operação Verão - A Polícia Militar divulgou dados da Operação Verão, que acontece desde 27 de dezembro nas quatro cidades do Litoral Norte. Houve uma queda de 34,26% no índice de furtos (117) e 25,49% no número de roubos (114) no período. Aconteceram também 9 furtos de veículos, 5 roubos de veículos e 5 homicídios na região. Em todos os casos os números foram menores que os da temporada passada. O número de acidentes sem vítima também teve queda de 26,16%, enquanto os acidentes com vítima estão praticamente iguais: 97 na temporada passada contra 96 na atual.
Para o prefeito Eduardo César, a queda da criminalidade em Ubatuba se deve ao trabalho conjunto das polícias. "Temos que louvar a união da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar, que juntas vêm fazendo um grande trabalho na prevenção e repressão ao crime e à violência em Ubatuba". PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu