Carta do prefeito Eduardo César

Prezado Senhor Joel,

Inicialmente lamento o fato de não conhecê-lo pessoalmente. Gostaria muito de saber se o senhor é morador de Ubatuba, onde reside, enfim, alguns dados que me permitiriam ter outras referências a seu respeito, e me dou este direito pois o senhor mostrou-se conhecedor e profundo interessado em minha vida particular.
Faço questão sim de me manifestar, pois reputo como não sendo uma matéria construtiva, que visa o bem estar da sociedade, mas de mero cunho politiqueiro. Ao menos é essa a primeira impressão que o senhor deixou.
Em relação à questão do nepotismo, gostaria sim que o senhor indicasse em que aspecto um de meus assessores tenha errado, pois até onde tenho conhecimento, há assessores e secretários que têm familiares empregados na Prefeitura cuja nomeação ocorreu através de concurso público. Em outros casos a nomeação ocorreu sob minha responsabilidade por serem pessoas de minha confiança e não faço questão de negar tal fato, até por serem pessoas que efetivamente trabalham, diferentemente do que eventualmente tenha ocorrido em outras administrações.
Em relação à sua indicação quanto à Secretaria de Turismo, gostaria muito que o senhor declinasse o nome do servidor que deu-lhe tamanha informação equivocada. A minha indagação inicial se o senhor é residente em Ubatuba funda-se, na medida em que, ao analisar como os eventos em Ubatuba eram organizados, perceberá que sempre estivemos sujeitos a todos os tipos de especulações e interesses pessoais. Sempre tivemos eventos que, de uma forma ou outra, atendiam a interesses pessoais. O projeto a que o Senhor se refere utilizaria uma área pública e haveria a cobrança dos ingressos. Ou seja, não seria um evento público gratuito, onde a cidade seria a patrocinadora. Em um passado recente tivemos a triste marca de um evento denominado “UbaFest”, onde tivemos sérios problemas em relação a má intenção dos idealizadores. Não podemos permitir que iniciativas como essas, que vendem uma grande ilusão de eventos a custo zero e deixam o prejuízo para a cidade, se perpetuem. Não tenho interesse particular financeiro em nenhum evento, muito menos naqueles que possam colocar em risco o erário. Pode ter absoluta certeza de que na medida em que houver uma proposta de pessoas que reconhecidamente são da área e que comprovadamente tragam benefícios para a cidade, daremos nosso integral apoio. Ubatuba tem sim um projeto para o Carnaval, diante de sua tradição. As inúmeras casas noturnas que buscam uma adequação em relação à acústica merecem nosso respeito, sendo que um evento da natureza proposta ofenderia diretamente a tal tipo de comércio que pagam seus impostos no município e prestarão serviço de natureza similar, com segurança e conforto para seus clientes.
Ademais, o senhor citou o comércio local. Gostaria que sua matéria fosse analisada, neste quesito, pelo comércio local, em suas diferentes áreas, para saber se o evento a que se referiu tinha a aprovação do mesmo. Apreciaria que o senhor listasse os nomes dos comerciantes que aprovaram o projeto e que dariam o suporte ao Executivo se necessário. Digo isso por que tenho em mãos um abaixo assinado dos comerciantes que manifestaram-se contrários a tal projeto.
Portanto, senhor Joel, não conduzo os assuntos administrativos de forma aleatória, muito menos eivado de valores religiosos, como quis induzir os leitores a crerem, mas, sobretudo, com responsabilidade. Responsabilidade esta que está faltando a alguns que apenas desejam o caos, mascarados por posicionamentos mesquinhos e desprovidos de verdade.
O problema das enchentes é histórico e gostaria de convidá-lo a estar na Prefeitura na segunda-feira e procurar o Assessor René Nakaya, que terá imenso prazer em lhe mostrar o que a equipe da Prefeitura fará para solucionar o problema apontado, o qual já ocorre há anos, e não foi a atual administração que deu causa.
Ao contrário, gostaria de sua opinião pessoal a respeito das medidas que a Prefeitura está adotando em relação às ocupações irregulares, ao congelamento das áreas invadidas, das demolições de estabelecimentos em área públicas, da retirado do parque de diversões da avenida Iperoig, com a proposta de reurbanização da área. O Tubão foi e é o único local para alojamento das famílias que sistematicamente vêm suas casas invadidas pelas águas, sendo inclusive um ponto de abrigo determinado pela Defesa Civil Estadual para essa função. Os causadores das enchentes, talvez o senhor, no arauto de seu conhecimento administrativo, consiga nomeá-los, como faz questão de ameaçar.
Não tenho receio de críticas. Mas peço apenas que elas sejam no sentido de construir uma cidade melhor. Junto com as críticas o senhor poderia também indicar algumas alternativas viáveis, sob pena de ser mais um com algum tipo de interesse que propicie o caos, apenas para a perpetuação de um pequeno grupo que alterna-se no poder.
Mas por não conhecê-lo, e considerando que a boa-fé se presume a má-fé se prova, presumo que o senhor seja uma pessoa que busca o bem estar da cidade.
Quanto aos aspectos de minha intimidade, de minha fé, me recuso a manifestar-me, pois o tempo será soberano para mostrar que tal crítica não passará de mero oportunismo.
Faço questão que o senhor apresente suas razões, mas antes de se expor, ainda que não completamente, antes, procure a Administração e saiba exatamente o que estamos fazendo pela cidade e talvez pelo problema que aponta, sob pena de reputarmos a sua iniciativa como mero instrumento de promoção pessoal, o que nada se aproveita.
Não é de minha índole mentir, senhor Joel. Creio que o senhor não me conhece para fazer uma afirmativa tão séria, e o senhor pode ter tantos quantos itens queira demonstrar, porém, sendo pontos da mesma natureza que o senhor aventou, tenha certeza que terá meu silêncio neste editorial, pois se trabalhando e trabalhando muito recebo críticas da natureza feita pelo senhor, imagine se abortar parte do meu tempo útil para justificar-me perante aqueles que têm muito mais tempo que eu. Então, de fato, estaremos no mesmo nível de igualdade, e nesse momento o senhor teria razão para críticas.

Estou à sua disposição para críticas e sugestões que visem a melhoria de nossa cidade.


Eduardo César
Prefeito Municipal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu