Reabilitação

Caps realiza I Gincana Esportiva com usuários

O Centro de Apoio Psicossocial de Ubatuba realizará, no próximo dia 15, a partir das 13h, a sua I Gincana Esportiva, envolvendo usuários, familiares e funcionários. O evento, que acontecerá no Ginásio de Esportes Tubão, envolverá os participantes em diversas modalidades de esportes, tais como: basquete, vôlei, futebol, ping-pong, frescobol, pólo-aquático e natação. As equipes serão divididas pelas cores azul e vermelha e todos os participantes receberão medalhas e certificados, inclusive os familiares que também competirão em algumas modalidades.
A coordenadora de atividades físicas do Caps, Ana Lúcia Gil de Oliveira, explica que essa é uma oportunidade de proporcionar aos pacientes a experiência de praticar esportes em um ginásio, com bolas oficiais, aproximando-os da realidade vivida pelos esportistas. “Nós vamos realizar um evento que os aproxime de uma competição de verdade, com direito a abertura, música, torcida e medalha.”

O trabalho do Caps

O esporte é apenas uma das atividades utilizadas pelo Caps para socializar e desenvolver as habilidades dos pacientes, além de promover a socialização e a auto-estima, estimulando assim, a reabilitação de pacientes com transtornos mentais. Fora isso, os usuários do Caps têm a possibilidade de aprender sobre culinária, artesanato, arte-terapia e outros. Isso, sem contar com os programas culturais e eventos sócio-educativos que promovem o envolvimento com a comunidade. Paralelamente, são realizados acompanhamentos clínicos, psicológicos, terapêutico-ocupacionais e farmacológicos. Graças a esse trabalho, Ubatuba é, hoje, a cidade do Litoral Norte com o menor índice de internações, contribuindo assim, com a Luta Antimanicomial. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu