Notícias da Prefeitura


O encerramento do Projeto foi uma grande festa na escola Padre Anchieta

Projeto Verão Criando Cidadão é encerrado com grande festa

O encerramento do Projeto Verão do programa Criando Cidadão, promovido pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi uma grande festa na escola Padre Anchieta. Aproximadamente 150 crianças de 7 a 16 anos apresentaram parte do que aprenderam nestas férias: artes plásticas, música, judô, karatê e capoeira.
Antes de cada apresentação os monitores de atividades falaram sobre a transformação na vida das crianças participantes. “Em cinco semanas o esporte mudou a vida dessas crianças, mostrando a importância de cada uma delas dentro de um grupo, aumentando a auto-estima. Espero que o projeto permaneça durante o ano”, disse Luiz Carlos Castilho Jr. professor de judô e chefe do comissariado de menores.
Sônia Bomfim, presidente do CMDCA, deseja manter as atividades, pois elas deram um novo alento às crianças. “Hoje estamos encerrando um ciclo. Essas crianças perceberam que é possível escolher seu caminho, e ele pode ser muito bom. Nós todos fizemos o projeto acontecer, construímos uma família, vamos agora tentar dar continuidade. O projeto não pode parar aqui”, disse Sônia. O projeto aconteceu graças às verbas do fundo municipal. As pessoas podem destinar parte do seu Imposto de Renda devido ao Conselho. “Assim poderíamos, quem sabe, poder atender durante todo o ano”, finalizou Sônia.
Entre os presentes na festa de encerramento, Sônia Bomfim, presidente do CMDCA, Silvana Niel, representando a Prefeitura, Josiane Grunvald, presidente da FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), Tatiane Patti, do projeto Namaskar e Luciana Valério, representando a Secretaria de Educação.
Para colaborar – Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com o Fundo Municipal. As destinações podem ser feitas junto ao Banco do Brasil, agência 2748-0, conta corrente 8726-2. Pessoas físicas podem destinar 1% enquanto pessoas jurídicas podem encaminhar até 6% do imposto devido.
O projeto Criando Cidadão é uma parceria do CMDCA, Conselho Tutelar, Casa dos Conselhos, FUNDAC e Voluntários do Juízo. PMU


Defeso do camarão começa em março

Os pescadores devem ficar atentos, pois a desobediência ao período de defeso pode acarretar em multa e apreensão, tanto da mercadoria quanto de equipamentos

No próximo dia 1º de março, inicia-se o período de defeso de camarões das espécies sete-barbas, rosa, branco, santana e barba-russa, que se estende até o dia 31 de maio. Durante esse período é proibida a captura desse tipo de crustáceo. Em Ubatuba, assim como em todas as cidades litorâneas das regiões sul e sudeste, acontece também o defeso da sardinha, que teve início em 1º de novembro e permanece até o dia 1º de março.
O defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de determinado recurso pesqueiro, em águas marítimas ou águas interiores, visando a proteção da espécie na época da desova ou piracema. Existe também o período de recrutamento, que é um defeso de proteção à fase juvenil dos peixes.
Durante este mês, está acontecendo também o defeso de mexilhões, mais conhecidos pelos caiçaras como mariscos. Ele começou em 1º de janeiro e continua até 28 de fevereiro e tem o objetivo de proteger os picos de desova que ocorrem no início da primavera e do verão. Por isso, nos períodos entre 1º de setembro e 30 de novembro, também é proibido retirar mariscos das costeiras.
Para mais esclarecimentos sobre o defeso, consulte o site do Ibama
(
www.ibama.gov.br) e procure a Instrução Normativa 07/2003 – portarias ibama 74/2001 – nº 09/2003, nº 52/2003 e portaria SUDEPE 46/1987, ou ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pelo fone: 3833-3500. PMU


Prefeitura de Ubatuba entrega kits de material escolar na volta às aulas

A entrega dos kits vai ajudar no orçamento familiar, aliviando os gastos com material

Os quase 13 mil alunos de Pré-Escola, Ensino Fundamental, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e Classes Especiais da rede municipal de ensino de Ubatuba retornaram às aulas nas 45 unidades escolares do município nesta segunda-feira, 6. Aproximadamente 7.200 alunos de primeira à quarta séries receberam um presente da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação: kits contendo 3 cadernos brochura, 1 caderno de desenho, 3 lápis preto nº 2, 1 borracha, 1 apontador, 1 cola 90 gr., 1 régua, 1 caixa de lápis de cor e 1 conjunto de canetinhas hidrográficas.
O prefeito Eduardo César, acompanhado pela secretária de educação, Patrícia Pereira, participou da entrega dos kits aos alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta. “Com essa ação pretendemos colaborar com os pais, que nessa época do ano enfrentam dificuldades para montar a lista de material. Uma família com dois ou três filhos tem gastos enormes, e com esses kits entregues hoje, o orçamento familiar não ficará muito prejudicado”, disse o prefeito.
No período da tarde a entrega simbólica aconteceu na Escola Maria Josefina Giglio Silva, no bairro da Estufa 2. Durante a entrega, a secretária Patrícia garantiu que a administração não medirá esforços para proporcionar melhorias aos alunos. “Faremos tudo o que for possivel para garantir as melhores condições para os alunos de Ubatuba. Nesse primeiro momento apenas os alunos de primeira à quarta series foram beneficiados com esses kits. Tentaremos ampliar esse programa para toda a rede em 2007”, afirmou a secretária.
Pré-escola – Os alunos de Pré-Escola passam por um período de adaptação de duas semanas para facilitar a integração criança-professor. Para permitir maior atenção a cada aluno, eles foram separados em quatro turnos, até o dia 10. Pela manhã a primeira turma entra às 7h e sai às 9h15 e a segunda turma entra às 9h45 e sai às 11h30. A entrada do período da tarde acontece às 13h para a primeira turma, que sai às 14h45; a segunda turma entra às 15h15 e sai às 17h. À partir do dia 13 a adaptação acontece em dois turnos. Os alunos da manhã entram as7h e os da tarde às 13h. PMU


Começa a renovação de matrículas para escolinhas de esporte em Ubatuba

O movimento foi tranqüilo no primeiro dia de renovação de matrículas para as escolinhas de esporte da Prefeitura de Ubatuba. A Secretaria de Esporte e Lazer vai atender os interessados até o dia 14 de fevereiro, em horário comercial. As renovações da natação devem ser feitas na piscina municipal e dos outros esportes no Ginásio de Esportes Tubão. Os alunos que perderem o prazo, terão que efetuar novo cadastro.
Já os interessados em se matricular pela primeira vez deverão se dirigir ao Tubão entre os dias 16 e 24 de fevereiro, também das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. A Secretaria oferece atualmente cursos de surfe (Praia Grande, Perequê-Açu e Maranduba), futebol (quadra da piscina, Taquaral e Silop-Elektro), natação, vôlei e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu