“VERDADES IGNORADAS”

"Novas considerações sobre a terceirização da merenda escolar"

Corsino Aliste Mezquita
O confronto, Prefeitura – X – Sociedade, vem produzindo farta literatura. A Sociedade tem deixado claro que “Merenda Escolar” não é, e não pode ser, moeda de troca, as crianças devem ser prioridade a ser respeitada, a autonomia das escolas preservada e os custos para o Município de Ubatuba serenamente calculados.
Os discursos virulentos e agitados do Sr. Prefeito e de sua Secretária de Educação pretendem atropelar a realidade, negar a história, denegrir um passado provadamente bom, eficiente e reconhecido, como tal, por toda a comunidade. Isso com o intuito de fazer o povo ignorar as tristes verdades que se escondem nas “auditórias” que não houve, no relatório cheio de impropriedades, esdrúxulo e desonesto, elaborado por pessoa não habilitada e com finalidades determinadas pela própria Prefeitura, segundo afirmativas do autor.

Ninguém, em Ubatuba, pode ignorar que:

1°- O Sr. Olavo Egídio Ozzetti não visitou uma única escola em 2004. Ele tentou elaborar esse relatório de graça. Desconhecemos quem o estava patrocinando. Foi impedido pelo Secretário de Educação, à época, por já conhecer sua pessoa e as finalidades do relatório. Sua presença nas escolas de Ubatuba não era desejada.

2°- Durante quatro dias, em março de 2005, fez um arremedo de pesquisa em quinze escolas e aplicou, esses dados, à merenda de 2004, que ele não conheceu. É uma desonestidade estatística de tais proporções que seria motivo de cancelamento de seu suposto diploma de estatístico e desqualifica seu relatório e ou auditória.

3°- A Nutriplus (uma das concorrentes) criou, em Caraguatatuba, em 2003, problemas semelhantes, aos criados, pela Santa Helena, em Ubatuba, em 2000, segundo informação verbal da Secretaria de Educação daquela cidade. Caraguatatuba também não quer ouvir falar em terceirização.

4°- É, nesse relatório e ou auditória desqualificados, que O Sr. Prefeito e sua Secretária de Educação, se apóiam para dizer que, a merenda, em 2004, era ruim e cara. Senhores, a merenda não foi pesquisada, em 2004. O levantamento fajuto foi realizado em março de 2005. Os responsáveis pela merenda eram o Sr. Eduardo de Souza César e sua Secretária de Educação. A ruindade foi registrada, na atual administração e não foi só pelo Sr. Olavo.

5°- A equipe que coordenou a Seção de Merenda, em 2001-2004, teve oportunidade e aproveitou todas as oportunidades para servir a melhor merenda, de que se tem notícia, nos últimos tempos da história de Ubatuba.

6°- De abril de 2001 a Dezembro de 2004, o cardápio da merenda, era lido, todos os dias, na Rádio Costa Azul e se encontrava fixado, em lugar público e de fácil leitura, em todas as escolas.

7°- Pais, alunos e comunidade tinham linha direita para fazer quaisquer reclamação e eram, sempre, prontamente, atendidos.

8°- Não tivemos reclamações de diretores, professores, pais, alunos ou comunidade por falta de merenda ou porque sua qualidade não fosse satisfatória. Quando os atuais dirigentes alegam isso devem estar se referindo a 2005.

9°- O Sr. Presidente do CAE era pai de alunos de escola municipal e aluno em escola estadual. Conferia a merenda, todos os dias, em ambas escolas e só tecia elogios.

10°- Os membros do CAE visitavam as escolas e sempre ficaram satisfeitos com o que viam e ouviam.

11°- A Seção de Merenda e a Secretaria Municipal de Educação recebiam, constantemente, elogios, parabéns e agradecimentos, dos mais diversos setores da sociedade.

12°- O Conselho Regional de Nutricionistas, visitou, várias vezes, a Seção de Merenda e as escolas, e considerou, a merenda de Ubatuba, no quadriênio 2001-2004, como uma das melhores do Estado de São Paulo.

13°- A Sra Nutricionista participou de congressos, simpósios e eventos organizados pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar –PNAE- que divulgavam as boas práticas de alimentação escolar e aconselhavam, os municípios, a organizarem hortas escolares e comunitárias e a não terceirizar a merenda.

14°- O Sr. Prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira, recebeu, do Ministério da Educação, em setembro de 2004, certificado de “GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR”, pela contribuição, do Município de Ubatuba, para a educação alimentar e a solução dos problemas nutricionais do Brasil.

15°- Em 2004 a Seção de Merenda investiu R$ l.617.766,79, na distribuição de, aproximadamente, 4.600.000 merendas, a um custo aproximado de 0,35(trinta e cinco centavos) a unidade de merenda. O cálculo era estimado pelo número de alunos servidos diariamente e pelos alimentos distribuídos a cada escola.Não houve outros gastos diretos com merenda.

16°- Até, o então vereador oposicionista, Eduardo de Souza César, que criticava e reclamava de todas as ações do governo, nunca fez um requerimento, uma indicação, uma crítica à merenda escolar. Terá esquecido?. Foi quatro anos omisso?. Naquela época as crianças não despertavam seu interesse?

As verdades acima relacionadas não podem ser ignoradas por ninguém. Agindo em sentido contrário, os atuais agentes políticos, não só estão negando evidências, por uma plêiade de cidadãos vivenciadas e de todos conhecidas, como denegrindo a história de nosso município. Nossa experiência nos indica que não é, por esses caminhos, que se constrói a paz e o progresso social. Tendo a mentira perna curta, esperamos que, a VERDADE, finalmente prevaleça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu