Futebol não aliena

É isso aí peixe!

Saulo Gil
É sempre bom conversar. A arte primordial da comunicação social sapiens é perfeita e raramente deixa lacunas para falta de entendimento. O papo é, na minha opinião, a maior ferramenta de evolução intelectual de uma sociedade. Além de contar com um banco de dados poderoso, nosso cérebro, a conversa sempre está bem contextualizada.

Já as regras e os conceitos tendem a ficarem ultrapassados. Enfim, o fato é que uma conversa recente me acrescentou muito no entendimento sobre tribos. Diria o companheiro de papo, que em cidades grandes também existe o grupo dos caciques, mas, devido ao volume populacional, eles se tornam invisíveis em meio à multidão, ou então, somem em seus retiros exclusivos.

A ótima reflexão sobre sociedade me trouxe otimismo de morar em Ubatuba. Confesso que até prefiro a história de caciques. Para mim, são bem mais reais do que heróis e vilões e suas variantes metafóricas ao estilo Rede Globo. Aqui, sabemos quem são os caciques, podemos os ver, até os sentir. E não vejo necessidade de combate sangrento, afinal toda tribo tem cacique. O otimismo é proveniente de que podemos exigir bom senso destes líderes, não só políticos e sociais, mas também financeiros, justamente, por serem facilmente identificados em terras ubatubenses.

Não credito em caciques vilões e nem em caciques heróis. Acredito no cara pálida. Somos humanos, do principio ao fim. Passíveis de erros e de tentações. Não façamos de erros dramas insolúveis e nem das tentações um excesso sem sentido. O fato é que a virtude sempre estará no meio. Por isso que o Dunga perde a Copa deste ano. Não levou o Romário.

Nota do Editor - O jornalista Saulo Gil conhece futebol. Antes de optar pelo batuque nas pretinhas defendeu as cores do Nacional Atlético Clube, da rua Comendador Souza. Houve tempo em que Nacional, Comercial Capital e Clube Atlético Ypiranga disputaram o Campeonato Paulista, ao lado do Juventus da rua Javari que ocupa lugar de destaque no meu coração. O Ubatuba Víbora vai cobrir a Copa do Mundo e Saulo Gil será colaborador, desvendando com seu conhecimento prático firulas do ludopédio. Depois da Copa Gil fará a cobertura do futebol ubatubense, celeiro de craques que ainda não tocaram o coração teimoso de Dunga por mera falta de divulgação. Acima excertos de uma conversa sob o Sol. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu