Manchetes do dia

Sábado, 13 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Presidente do Irã vence reformista e se reelege"

Ahmadinejad ficará mais quatro anos no poder; rival aponta fraude

O presidente do Irã, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, 52, foi reeleito em primeiro turno e ficará mais quatro anos no cargo, segundo dados oficiais. Com quase 80% das urnas apuradas, ele tinha cerca de 65% dos votos e não poderia mais ser alcançado pelo maior rival, o reformista Mir Hossein Mousavi, com 32%. A apuração deveria terminar hoje pela manhã em Teerã. Após a campanha mais acirrada da história do país, Ahmadinejad e Mousavi haviam declarado vitória. Assessores do segundo chegaram a falar em fraude. A votação reflete a popularidade do presidente depois de manter programas assistenciais, aumentar salários do funcionalismo e provocar os EUA e Israel com seu programa nuclear.

O Globo
"Senadores sabiam de atos secretos, afirma ex-diretor"

Agaciel: ‘Decisões foram referendadas por um colegiado; e eu sou responsável?’

“Ninguém pode alegar que não sabia”, afirmou ontem o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, sobre os cerca de 500 atos secretos usados para nomear apaniguados, pagar horas extras e aumentar salários. Dizendo que tentam transformá-lo em bode expiatório, Agaciel lembrou que foram os próprios senadores que preencheram os postos criados sem registro oficial durante dez anos. Ele ocupou a direção geral por 14 anos, desde a primeira gestão de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa. “O fato é que as decisões foram referendadas por um colegiado; não fui eu quem assinou nenhuma delas; não fui eu quem publicou, e eu sou responsável? Não vou aceitar. “Senadores já estudam a viabilidade de representar contra Sarney e Renan Calheiros (PMDB-AL), que também presidiu o Senado no período.

O Estado de São Paulo
"Ahmadinejad e opositor se declaram vitoriosos no Irã"

Atual presidente liderava a contagem, mas Mousavi não admitia derrota

A agência oficial do Irã anunciou que Mahmoud Ahmadinejad reelegeu-se presidente, mas seu principal opositor, o moderado Mir Hossein Mousavi, denunciou irregularidades e declarou-se vencedor da disputa, que teve alto comparecimento de eleitores. Segundo boletins oficiais até o fechamento desta edição, apurados 61% dos votos válidos, Ahmadinejad estava com 66,18%, contra 31,06% de Mousavi. As autoridades, no entanto, não informaram de onde vinham esses votos, se do interior, reduto de Ahmadinejad, ou se das grandes cidades, onde Mousavi supostamente tinha sua base. Caso ninguém obtenha mais de 50% dos votos, haverá segundo turno.

Jornal do Brasil
"No ritmo do chefe"
Melhor ser credor – O governador de Sergipe, Marcelo Deda, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da cerimônia de entrega de prédios reformados. Lula exaltou o fato de o Brasil ter emprestado dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu