Manchetes do dia

Sexta-feira, 12 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Gripe suína já é pandemia, diz OMS"

Doença atingiu quase 30 mil pessoas em 74 países; para entidade, porém, o mundo está preparado para enfrentá-la

A Organização Mundial da Saúde elevou ao máximo seu nível de alerta para o vírus A (H1N1), causador da gripe suína, e decretou a primeira pandemia do século.
A decisão foi motivada pelo crescente número de casos no mundo (perto de 30 mil em 74 países) e pela conclusão da OMS de que o avanço do vírus já é um fenômeno global - uma pandemia é declarada quando há transmissão ampla e intercomunitária em mais de uma região. Até ontem, o Brasil confirmara 52 casos.
Ao elevar o alerta, Margaret Chan, diretora da OMS, afirmou que na maioria dos casos o vírus teve efeito moderado, equivalente ao da gripe comum, e que o mundo está preparado para enfrentar a pandemia. Até agora, houve 144 mortos, total considerado “baixo” por ela.
O Ministério da Saúde brasileiro disse que não há necessidade de mudar as medidas já adotadas.

O Globo
"Gripe suína chega a 74 países e vira pandemia"

OMS pede reforço na prevenção; Ministério tranquiliza brasileiros

Pela primeira vez desde 1968, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou alerta de pandemia para uma doença, a gripe suína, que já chegou a 74 países com quase 29 mil casos e pelo menos 144 mortes registradas. Numa reunião de emergência, a OMS pediu a governos do mundo todo que se preparem para uma longa batalha e reforcem suas defesas contra o vírus H1N1. No entanto, a organização deixou claro que o vírus continua moderado e ressaltou que o alerta de pandemia decorre da expansão geográfica da gripe suína, e não do aumento da letalidade do H1Nl. Em Brasília, o Ministério da Saúde assegurou que a declaração de pandemia pela OMS não muda a situação da doença no país, pois o governo já teria adotado as medidas para evitar sua propagação.

O Estado de São Paulo
"OMS faz acordo e anuncia pandemia moderada de gripe"

Entidade eleva grau de alerta; para ministério, no Brasil, ‘controle é absoluto’

A Organização Mundial da Saúde declarou que o mundo vive uma pandemia moderada de gripe suína, a primeira em 41 anos, informa o correspondente Jamil Chade. Isso quer dizer que a doença está em pelo menos duas regiões do mundo - na verdade, já são 27 mil casos em 74 países. O alerta não significa que a gripe tenha ficado mais severa, mas sim que se tornou global. Houve acordo político para que a pandemia fosse anunciada - países europeus, que temiam danos à economia por conta de queda no turismo, resistiam. O acerto inclui a omissão do nome dos países afetados fora da América do Norte. A OMS diz que a proliferação pode ocorrer por mais dois anos, e a preocupação é o impacto nos países pobres. A entidade admite não haver nada novo que os governos possam fazer para lidar com a pandemia. A ordem é para que se mantenha a vigilância. O Brasil registra 52 casos. A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, disse que a gripe “está absolutamente sob controle” e que a transmissão é limitada.

Jornal do Brasil
"Gripe suína é primeira pandemia do milênio"

No século passado houve apenas três epidemias mundiais. Ministério diz que Brasil está preparado

A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia - a primeira em 41 anos. A decisão ocorre devido à intensidade de difusão do vírus A (H1N1), e não a um aumento da letalidade da doença. Segundo a entidade, há o temor de que novas infecções possam lotar os hospitais. O Ministério da Saúde informou que, na prática, não deve haver alterações nos procedimentos adotados no Brasil. “A situação está completamente sob controle”, garantiu a ministra interina, Márcia Bassit. No século 20, ocorreram três pandemias. A primeira, a gripe espanhola, matou entre 20 milhões e 100 milhões de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu