Educação

Lançamento do Plano de Mobilização pela Educação

Rui Grilo
Tendo como princípio que a educação é um dos elementos para a coesão social e pleno desenvolvimento da sociedade e que é responsabilidade de todos, no dia 02/06/09, no antigo prédio da Associação Comercial, realizou-se o lançamento do PLANO DE MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO.

Este plano faz parte do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação – fruto de uma parceria entre o MEC – Ministério de Educação e Cultura – e três instituições que representam as diferentes denominações religiosas: o CLAI – Conselho Latino Americano de Igrejas -, CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - e a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Também recebeu o apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – e a ong Todos Pela Educação.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, o MEC criou o Blog da Mobilização que pode ser acessado digitando-se http://www.familiaeducadora.blogspot.com/ onde se encontram as orientações e os materiais criados para o desenvolvimento dos trabalhos e que podem ser reproduzidos, entre os quais a cartilha criada pelo cartunista Ziraldo “ ACOMPANHEM A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS”.

“O interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante para as crianças e os jovens gostam de saber que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando”

O objetivo principal desse plano é mobilizar as lideranças religiosas comunitárias a conscientizarem os pais da importância do acompanhamento da vida escolar de seus filhos e de participação nas escolas para que haja uma elevação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Depois da apresentação do Plano pelo Professor Rui Alves Grilo, voluntário responsável pela divulgação no Litoral Norte, o Sr. Secretário de Educação do Município Arnaldo da Silva Alves e o Sr. Ivan Castilho, representando a Diretoria Regional de Ensino apresentaram um relato da parceria com o MEC e, a atuação junto às escolas locais que apresentaram os índices mais baixos, para a elaboração do PDE Escola, no sentido de estabelecer e acompanhar metas para sanar as dificuldades e elevar o IDEB.

Uma das orientações do Plano é a criação de um comitê municipal de acompanhamento do IDEB que envolva os diferentes setores sociais e lideranças comunitárias e empresariais.

Estiveram presentes pessoas de diferentes denominações religiosas, o Sindicato dos Funcionários Municipais, a Fundação Alavanca, o Instituto da Árvore, a FUNDAC, a Associação Esportiva de Ubatuba.
Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu