Manchetes do dia

Sexta-feira, 17 / 10 / 2008

Folha de São Paulo
"Policiais civis e PM se enfrentam"
Policiais civis em greve e PMs se envolveram num conflito que deixou ao menos 25 feridos perto do Palácio dos Bandeirantes , sede do governo paulista no Morumbi (zona oeste de SP). Um coronel da PM está ente os feridos. O primeiro confronto das polícias no estado começou durante manifestação dos policiais civis, que, parados há um mês, pedem 15% de reajuste. Por volta das 16h, centenas de policiais civis, que exigiam ser recebidos pelo governo, seguiram em direção ao palácio e tentaram romper a barreira composta por policiais militares. Alguns dos policiais civis protestavam empunhando armas e forçavam a passagem. Em reação, os PMs lançaram gás lacrimogêneo e atiraram nos manifestantes com balas de borracha. Citando o PT e o PDT, que controlam a CUT e a Força Sindical, o governador José Serra (PSDB) acusou os manifestantes de ter interesses político-eleitorais e condenou o uso de armas no ato. O PT acusou Serra de partidarizar a situação, e as centrais culparam o governador pelo conflito. O comando de greve orientou os manifestantes a deixarem a região somente às 20h10.


O Globo
"Panfletos contra Gabeira levam a nomes do PMDB"
Dois envolvidos na apreensão de panfletos contra Fernando Gabeira (PV) têm ligação com o PMDB de Eduardo Paes. André Santos, um dos detidos, trabalhou na campanha de Paes. Jorge Pereira, da associação de moradores que teria encomendado os panfletos, é delegado do PMDB. Além disso, o motorista que transportava o material disse ser voluntário da campanha de Paes. Gabeira afirmou que aguardará a investigação. Paes disse que também é vítima de panfletos. Em São Paulo, Marta Suplicy (PT), desgastada pelo ataque pessoal ao adversário Gilberto Kassab, afirmou: "Política é uma coisa muito suja."


O Estado de São Paulo
"Governo tenta forçar retomada do crédito"
O Conselho Monetário Nacional deu ontem ao Banco Central poderes para determinar que os dólares vendidos a bancos em leilões oficiais sejam necessariamente direcionados para empréstimos a empresas exportadoras. A venda de dólares das reservas internacionais até agora foi insuficiente para aliviar a falta de crédito dos exportadores, pois os bancos estão preferindo reter esse dinheiro, diante do quadro de incertezas. "Nosso principal problema é a falta de liquidez", disse o ministro Guido Mantega. Foram anunciadas ainda medidas adicionais para tentar fazer o dinheiro circular no mercado. Cresceu a lista de títulos cuja compra dá aos bancos desconto no depósito compulsório que eles são obrigados a fazer no BC. Em outra frente, a CEF fechou acordo de R$ 4,7 bilhões para a compra de carteiras de crédito de quatro instituições financeiras.


Jornal do Brasil
"Polícia contra polícia"
O choque entre policiais civis em greve e a PM de São Paulo no Morumbi, perto do Palácio Bandeirantes, sede do governo do Estado, terminou com 23 feridos. Vários manifestantes estavam armados e a confusão começou quando a passeata tentou chegar ao palácio para pressionar pela volta das negociações. O governador José Serra afirmou que o tumulto segue interesses político-partidários do PT para influenciar o segundo turno das eleições, dia 26. Segundo Serra, as centrais sindicais que respaldam a greve apóiam a candidata de Marta Suplicy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu