Ciência

Cientistas mexicanos usam tequila para produzir diamantes

da Efe, no México
Pesquisadores da Unam (Universidad Nacional Autónoma de México) conseguiram produzir diamantes a partir de acetona, etanol, metanol e tequila, segundo informou nesta quinta-feira o doutor em física Luis Miguel Apátiga, líder do projeto.
"Um dia passei em uma loja perto do campus da universidade e comprei uma garrafa de tequila", disse o líder do projeto. Segundo ele, a "curiosidade científica" o levou a produzir diamantes microscópicos a partir da tequila. A história da descoberta remete a 1995, quando esses cientistas investigavam uma maneira de obter diamantes a partir de gases de hidrocarbonetos comuns como o metano, acetileno e o butano.
No final do século passado, conseguiram passar esses gases por uma fonte de energia, romper as moléculas do gás em fragmentos menores e obter átomos de carvão, que foram depositados em um substrato sobre o qual formaram estruturas de diamantes em escala nanométrica.

Leia mais

Nota do Editor - Já enviei a matéria ao Ditinho. Se no México deu certo com tequila, em Ubatuba será tiro-e-queda com cachaça. Que navios que nada, o futuro de Ubatuba está nos diamantes. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu