Em Foco

Lixão de Ubatuba: Manchete do Estadão

Engenheiro Guaracy Fontes Monteiro Filho
Quinta-feira, 2 de outubro, no caderno Metrópole do Estadão, Ubatuba foi manchete com seu famoso lixão. A matéria coloca Ubatuba, entre as 67 cidades com situação crítica e vergonhosa na questão ambiental, ressaltando que a CETESB irá interditá-lo em novembro, se a Prefeitura não fizer uma estação de transbordo até esse prazo.
A própria Prefeitura de Ubatuba aponta gastos da ordem de R$ 1.5 milhões por ano, ou seja, " VOLUME MAIOR QUE A VERBA DESTINADA ESTE ANO PARA A PAVIMENTAÇÃO DE TODO O MUNICÍPIO". A falta de planejamento por parte dos prefeitos no decorrer dos anos, levou Ubatuba a esta situação crítica, pois um município que quer ser um modelo de fomentação do turismo ecológico não pode sofrer com esta total falta de gestão e deveria há muito tempo ter criado outras soluções perfeitamente factíveis, como a criação de pequenas usinas de reciclagem, ecopontos para despejo de materiais inorgânicos, usinas de compostagem, etc.
Na mesma matéria é colocado de maneira clara que operar aterros já é um grande negócio, devido a onda verde da energia do biogás e que com a devida adequação é possível perfeitamente utilizar resíduos como matéria prima, ajustando aterros para obter eletricidade em parceria com a iniciativa privada.
Um gestor deve sempre ter uma visão de futuro, adequando a política pública de modo a propiciar ao seu município um modelo de gestão compativel com seu desenvolvimento, com idéias criativas, voltadas ao crescimento sustentável.
Espero que essa matéria sirva de alerta ao nosso futuro prefeito e que este consiga resolver este grave problema que polui nossos rios e praias e afasta o turismo, nosso maior meio de sobrevivência e que nunca mais sejamos motivo de outra vergonhosa reportagem sobre este fato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu