Passarinhos


Reprodução

Pterossauro não podia voar, diz especialista

da Efe, em Londres
Os pterossauros, famosos répteis pré-históricos com asas, não podiam voar. É o que diz o cientista japonês Katsumi Sato, da Universidade de Tóquio.
A revista científica britânica "New Scientist" explica nesta quarta-feira a hipótese de Sato, que jogaria por terra a crença de que os pterossauros, que poderiam pesar até 250 quilos, eram como dragões cruzando os céus há 200 milhões de anos.
Apesar de terem asas, os lendários pterossauros seriam animais de hábitos terrestres, segundo estudo da Universidade de Tóquio.
Sato chegou a esta conclusão após estudar o vôo de 28 aves de cinco espécies diferentes nas ilhas Crozet, entre Madagascar e a Antártica.
O cientista colocou pequenos acelerômetros - dispositivos que medem a aceleração e a força da gravidade - nas asas dessas aves, entre as quais se encontrava o albatroz-errante, a maior espécie capaz de voar na atualidade.
Segundo o cientista japonês, a velocidade máxima à qual um animal pode bater suas asas está limitada pela força dos músculos e diminui nas espécies mais pesadas de longas asas.
Por isso, Sato assegura que os animais com mais de 40 quilos seriam incapazes de bater as asas suficientemente rápido para permanecer no ar.

Leia mais

Nota do Editor - O impacto dessa revelação é imenso. Vou passar noites sem dormir. Sempre imaginei ter sido um pterossauro e ter singrado os céus da Babilônia que nem existia ainda. Esse japonês Sato não está com nada, acho que os pterossauros voavam muito bem. Especialista, eu hein... (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu