Litorar

Grand Prix Ubatuba

Julinho Mendes

- Amigos da rede Blobo, estamos aqui no autódromo de Coaquira, em Ubatuba, para mais um grande prêmio de Fórmula 0. Teremos uma emocionante final, que pela força do poder parece estar definida, mas quem realmente decidirá é o povo.
- Reginardo Treme, seus comentários, por favor.
- Bom dia Garvão Bueiro, bom dia amigos da Blobo, leitores d’O Guaruçá. Mais uma belíssima final nesse generoso autódromo de Coaquira, um autódromo velho e sofrido, mas veloz como vento noroeste e, como tal, nunca deixa a mãe morrer de sede e que parece um grande estábulo de vaca leiteira.
- Pega leve, Reginardo! Fale sobre os corredores e suas máquinas.
- Pois não, Garvão! Temos quatro grandes e corajosos pilotos, dois deles extremamente experientes e habilidosos. Um tem experiência só em concorrer, parece com o Rubinho Barriquelo, só anda em marcha lenta, e temos ainda um novato oriental que pode ser a surpresa nessa corrida.
- Reginardo, você acha que a experiência vai ganhar?
- Não sei, Garvão, a chance é grande, mas de experiente e de cobra criada o povo tá cheio.
- Reginardo, vamos passar aos tele-leitores d’O Guaruçá um traçado de cada piloto.
- Beleza, Garvão, vamos lá então! Eu falo dos pilotos, você fala das máquinas.
- Antes, enquanto os motores se aquecem, vamos à propaganda eleitoral gratuita. Amigos da Blobo, não saiam daí! Ouçam as baboseiras dos candidatos a vereador. Voltamos já!
Plim – Plim.
- Coligação PE-MALAZARTE:
- Caros eleitores, eu sou o Ricardão Nabo, do partido verdolengo, perdendo ou não ganhando, o nabo vai entrar. Vote em mim, n° 5200000, de trás pra diante. Com Dudu dos Tijolinhos.
- Coligação pP-pQ-pP:
- Meu nome é Mariazinha da Catraca. Antes de votar venha em meu co-mi-tê. Vote pra gozar. Meu n° é 2100000, de trás pra frente e de frente para trás. Com Paulo Rambos.
- Coligação P-SOL-P-LUA:
- Aí meu, tá nervoso, vote em Eu. Eurico Tranquilo, n° 3100000. Com Maurício Desmorono e Desato para prefeito.
- Coligação Rio Pedrense, 51 e Tatuzinho:
- Irmão cachaceiro, se você gosta de uma manguaça, está aqui o seu candidato. Ditinho do Mé. n° 5400000, com Pedro Tossindo.
- Encerra-se aqui a propaganda eleitoral gratuita.
Plim – Plim.
- Amigos da Blobo, voltamos ao autódromo de Coaquira, em Ubatuba. Reginardo, vamos então falar dos pilotos e de suas máquinas.
- Valeu Garvão, você viu aí a propaganda gratuita? Que titica?
- É Reginardo, estamos numa roubada! Mas vamos ao que interessa.
- Pois bem, Garvão e amigos da Blobo-Guaruçá News. Estamos diante de quatro visionários ao pódio. O garoto do PêTê é um jovem sonhador. Mauricio Desmorono e Desato é o nome dele, pretende dar cara nova e renovar a corrida de Fórmula 0 em Ubatuba, é um piloto de descendência japonesa, fiel, determinado e se não cortarem o seu belíssimo rabinho de cavalo, poderá ganhar essa corrida. Você agora, Garvão!
- Tem razão Reginardo. A grande força desse piloto está no rabinho de cavalo, podemos dizer que é um cavalo a mais em seu motor PT; motor PT que foi desenvolvido pelo então sindicalista Luiz Ignácio que hoje tá sendo o melhor motor do mercado e aceito por todos os brasileiros. Luiz Ignácio quando fabricou este motor chegou até a perder um dedo. Pra mim Reginardo, se o motor do Desmorono não desmoronar na curva do espigão ensaboado, vai ser o campeão. Você, Reginardo!
- É isso aí, Garvão, vamos torcer que a rosca do motor desse japonês não espane. Garvão, o piloto Pedro Tossindo é outro oriental, chegou aqui de pára-quedas, era do PT, mas como gosta de voar pulou nas costas dos tucanos e está aí feito surucuá esperando a hora de levar outra pelotada no peito. Você, Garvão!
- É, Reginardo, passarinho que muito voa, vive magro e morre seco. Reginardo e amigos da Blobo, o motor de Pedro Tossindo, é um motor de avião Kamikaze da II Gerra Mundial, foi de seu bisavô que por duas vezes jogou o avião contra a parede. Já é um motor fundido, ou como se diz no japão: PHUDYDO. Tem um detalhe, Reginardo, esse motor japonês usa “saquê” como combustível, mas como Pedro Tossindo anda com o saquê furado, resolveu usar cachaça ubatubana. Você, Reginardo!
- Éééé, Galvão, %*&?#§ estamos nós! O outro piloto é Paulo Rambos, piloto macaco velho, já correu no Kart, na Fórmula Indy e até em Corrida de Jegue o cara já correu. Tem muita experiência nesta pista. Só não pode chover, senão o bicho se escorrega todo, pois anda com pneus carecas e desalinhados. Sua equipe de prova, por causa do tutu do Dudu, descambou pro lado de lá. Tá correndo apenas com o nome, com o carisma e simpatia. Você, Garvão!
- É, Reginardo, será que se Paulo Rambos ganhar essa corrida, o cardume de traíra volta de novo? Fica aí a pergunta. Mas vamos falar do motor. Paulo Rambos tem um motor potente que é movido a gás metano, seus correlegionários, já há um mês vêm comendo sopa de saquaritá. Vamos aproveitar Reginardo, e passar aos nossos tele-leitores da rede Blogo-Guaruçá News, os ingredientes e preparo da sopa de saquaritá. Papel e lápis na mão: 12 kg de saquaritá (de preferência da costeira da Boca da Barra), 13 kg de cebola, 45 kg de repolho, 25 rodelas de chuchu, 5 sementes de picão do roxo e sal grosso a gosto. Preparo: coloque tudo dentro de um panelão e em vez de água, 50 litros de refrigerante gaseificado. Cozinhe em fogo brando por 5 dias e sirva a vontade. Pronto! Taí, Reginardo, o segredo da máquina de Paulo Rambos. Gás metano.
- Deu até fome, Garvão, me passe aí suas rosquinhas. Vamos então falar do piloto Dudu dos Tijolinhos. Também veterano, experiente, cauteloso e agora é considerado o homem da mala. Pra conseguir o bicampeonato, contratou toda equipe técnica do campeão Paulo Rambos, seus conselheiros são ex-campeões, têm como chefe de equipe o “Ron Dennis” de Barueri, Gil Aranha. Você, Garvão!
- Ééééé, Reginardo! Tomara que fure o pneu. Mas vamos falar da máquina de Dudu. É uma máquina feita de tijolinhos “paver” e tem um motor turbinado totalmente vegetariano: funciona a base de verdurama. É uma máquina poderosa projetada para correr na chuva, no sol e até em dias de lua cheia. O destaque dessa máquina é a aerodinâmica que usa uma capa voadora igual do super-man; prova disso é que o cara já tá poli position. É isso aí, Garvão, vamos ver no que vai dá!
- Valeu, Reginardo. Como diz o ditado: “Os urtimos serão os primeiros”. Você tele-leitor eleitor da rede Blobo-Guaruçá News, o sinal ainda está vermelho – pare e pense. Sinal amarelo – atenção, não entre numa fria de novo. Sinal verde – você decide o destino dessa corrida e dessa cidade.
Plim – Plim.
- Acorde! (Do Guaruçá)

Comentários

Anônimo disse…
Caro Amigo Sidney,

rs rs rs...ri muito, mas muito mesmo, lendo essa obra literária, quase morri de tanto rir!!! Mas essa... valeu o jeito de me exagerar, como alguns contantemente, sem graça alguma, cometem aquele defeito de linguagem que em português claro, chama-se HIPÉRBOLE. Ainda não conheço o autor dessa proeza, ouço falar o nome dele, mas foi bestial mesmo...há tempos que não leio uma sátira tão criativa. Parabéns.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu