Boa pergunta

Para que servem pesquisas encomendadas por candidatos

Deu muita discussão, ontem, aqui a reportagem da Folha de S. Paulo sobre duas empresas de pesquisas contratadas para trabalhar na campanha de Gilberto Kassab, candidato do DEM a prefeito de São Paulo.
A reportagem dizia que os pesquisadores davam um porta-retrato de presente a quem topasse ser entrevistado. E que um deles induzira um dos entrevistados a dizer que aprovava a administração de Kassab. Sugeria, por fim, que oferecer brindes a entrevistados poderia configurar crime.
Escrevi que não - não é crime. Esse tipo de pesquisa, chamada de qualitativa, serve para orientar a campanha de um candidato. Não é para ser publicada. E se um pesquisador induz entrevistados a dizerem o que ele quer ouvir está prestando um péssimo serviço ao seu cliente - no caso, o candidato.
Poderia ter dito outras coisas que só agora me ocorrem. Por exemplo: o candidato quer saber se ataques que sofre estão diminuindo suas chances de se eleger. Então ele encomenda uma pesquisa com um grupo de eleitores seus. E outra com um grupo de eleitores indecisos.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu