Tríduo momesco

Carnaval de Ubatuba 2008: Vamos lapapraia, pessoal

Julinho Mendes
O Grupo O Guaruçá - Folclórico e Alegórico, que o ano inteiro faz folclore e cultura popular se apresentando nas festas comemorativas da cidade, escolas municipais e estaduais, em ruas, capelas, festas de bairros... sempre de forma voluntária, apresentando e cantando as lendas e a cultura de Ubatuba, neste carnaval vai reviver a "Lenda do Boi de Conchas", numa apresentação de apreciação fantástica, tanto para turistas como para locais.

- Em que lugar do mundo acontece de um boi sair do fundo do mar, coberto com conchas e seres marinhos?

Respondo:

- Somente aqui em Ubatuba!

Isso, se levado a sério pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e principalmente pela Secretaria Municipal de Turismo, numa visão inteligente, sem sombras de dívidas seria um grande e forte atrativo turístico para o Município. Por isso faço aqui um convite ao amigo prefeito Eduardo Cesar, ao secretário municipal de Turismo Luiz Felipe e ao presidente da Fundart Pedro Paulo Teixeira Pinto, para que venham presenciar um boi sair do mar: "O Boi de Conchas". Fico pensando que um dia a Baía de Ubatuba, navios transatlânticos irão aportar com turistas do mundo inteiro só para ver o Boi de Conchas saindo do mar, num grande espetáculo teatro-musical ao ar livre, com encenações no mar e em terra! Pensam que eu estou ficando louco? Isso acontece em Parintins - Amazonas (bois Caprichoso e Garantido), e em diversos lugares que investem nos valores culturais de suas terras. É só acreditar e investir de verdade no artista e na cultura local.

"Vamos Lapapraia, lapapraia pessoal. Hoje é domingo é noite de carnaval." Com esse refrão, a turma d'O Guaruçá, convida a população para brincar com o Boi de Conchas nesse domingo de carnaval (03/02). O boi vai aparecer por volta das 21horas, na praia de Iperoig, frente ao Cruzeiro, Centro, e sairá dançando pelas ruas da cidade, chegando ao coreto da Praça Matriz. Vamos!

Marchinhas Carnaval - 2008

Lapapraia
Julinho Mendes

Vamos lapapraia, lapapraia pessoal
Hoje é domingo é noite de carnaval bis

O guaruçá é um caranguejo amarelinho
Vive na praia dentro de seu buraquinho
E nessa noite vai cantar no lagamá bis
E esperar o BOI de CONCHAS pra dançar

Boi, boi, boi, BOI de CONCHAS
Saia do mar, faz o povo se alegrar
bis
Boi, boi, boi, BOI de CONCHAS
Traga consigo, a benção de Iemanjá


Todo mundo viu
Mariza Taguada

O Boi de Conchas saiu do mar
O povo pediu pro mundo alegrar

Todo mundo viu
Quando o Boi saiu
Do fundo do mar
Pro mundo alegrar

Vem, vem, vem, Boi de Conchas sai do mar
Vem, vem, vem, a criançada quer brincar

Todo mundo viu
Quando o boi saiu

Do fundo do mar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu