Mensalão

Presidente do Banco Rural confirma encontro com Dirceu

Frederico Haikal em O Globo
Durante mais de cinco horas de depoimento na 4 Vara da Justiça Federal sobre o processo do mensalão, a presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, declarou que o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza era facilitador e intermediava os contatos entre a direção do banco com o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Segundo Kátia, Valério fornecia detalhes sobre a agenda do ex-ministro.
A presidente do Banco Rural confirmou um jantar com Dirceu, em Belo Horizonte, em 6 de agosto de 2004, e disse que, no encontro, teriam conversado sobre a situação política e econômica do país. Ela contou que queria informações sobre a liqüidação do Banco Mercantil de Pernambuco, onde o Banco Rural detinha 20% de participação acionária. O ministro, segundo ela, não tinha detalhes e ficou de $um retorno sobre o assunto, o que não teria ocorrido.
Na semana passada, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares depôs à Justiça e desmentiu Dirceu, afirmando que presenciou uma reunião na Casa Civil entre Kátia Rabello e o então ministro. A empresária é uma das pessoas envolvidas no mensalão que estão sendo interrogados na capital mineira. Leia mais em O Globo
Líderes da oposição estão animados com os sinais de que os depoimentos à Justiça dos principais personagens do escândalo do mensalão podem fazer revelações importantes, envolvendo outros dirigentes petistas e do governo. Depois das declarações do ex-tesoureiro Delúbio Soares, de que toda a executiva do PT sabia dos empréstimos para repassar aos partidos aliados e para cobrir o rombo de R$ 26 milhões nas contas de 2003, a expectativa agora é com o depoimento desta semana do publicitário Marcos Valério.
Os dirigentes do DEM e PSDB vão requisitar os depoimentos para embasar ação na Justiça Eleitoral com o fim de suspender o repasse dos recursos do fundo partidário ao PT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu