Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 01 / 2008

Folha de São Paulo
"Cai o número de homicídios no país"
Os últimos dados do "Mapa da Violência dos Municípios", divulgado ontem, mostram que a violência no Brasil continuou em queda em 2006, a exemplo do que ocorre desde 2004, mas num ritmo abaixo dos últimos anos -o que preocupa o governo, que já articula a volta da campanha do desarmamento. De 2003 para 2004, houve uma queda de 5,3% no número de homicídios por arma de fogo. De 2004 para 2005, 2,8% e, em 2006, 1,8%. O relatório foi divulgado ontem pela Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana) e pelos ministérios da Justiça e da Saúde. Para o autor do estudo, Julio Jacobo Waiselfisz, pesquisador da Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), a diminuição do ritmo mostra que o impacto da campanha do desarmamento ocorrida entre 2004 e 2005 se tornou "residual". Em 2006, foram 46.660 homicídios no país -sendo 33.284 mortes por arma de fogo, representando 74,4% do total de homicídios. A avaliação do pesquisador é que a campanha, que resultou no recolhimento de mais de 400 mil armas, conseguiu reverter a tendência de alta verificada até 2003, mas não foi suficiente para garantir uma queda "sustentável" ao longo do tempo. Presente no anúncio dos dados, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que o ministério fará uma nova edição da campanha neste ano, com foco na regularização de armas.


O Globo
"Cai comandante da PM que não puniu subordinados"
Após a crise acirrada pelo caso dos PMs flagrados saqueando um caminhão de cervejas, o coronel Ubiratan Ângelo foi exonerado do comando da PM ontem, dois dias após passeata inédita de oficiais pedindo aumento salarial. O protesto, que ameaçou chegar até a residência do governador Sérgio Cabral, acabou resultando no afastamento de toda a cúpula da PM. A decisão de exonerar o grupo foi tomada pelo governador e pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, na segunda-feira. Para eles, a manifestação foi um ato de insubordinação. O novo comandante será o coronel Gilson Pitta Lopes, que fez parte do grupo de oficiais acusados de se rebelar.


O Estado de São Paulo
"Crédito atinge recorde de 34% do PIB"
As operações de crédito no Brasil somaram no ano passado R$ 932,3 bilhões, o que equivale a 34,7% do PIB, maior proporção desde 1995. Na comparação com 2006, o valor representa expansão de 27,3%, em movimento impulsionado pela redução dos juros e pela alta da renda dos trabalhadores. Empréstimos para pessoas físicas tiveram alta de 33%. Para 2008, a expectativa do Banco Central é de que o total de operações de crédito cresça entre 20% e 25%. A ampliação poderia ser ainda maior não fosse a crise no mercado financeiro internacional, que deve aumentar o custo dos financiamentos. "O espaço para a redução dos juros está menor, principalmente peara as pessoas físicas", diz o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. Esse cenário é reforçado pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), adotado pelo governo no início do ano para compensar a perda de arrecadação com o fim da CPMF.


Jornal do Brasil
"Agência de inteligência do governo investiga 25 ONGs"
Levantamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) aponta pelo menos 25 organizações não-governamentais (ONGs) que serão investigadas pela força-tarefa encarregada da operação de combate à biopirataria, compra ilegal de terras e exploração de recursos minerais na Amazônia. Há casos como o da Cool Earth, dirigida por um milionário sueco, que oferece terras brasileiras pela internet. Ou o da amazonense Comissão Pró-Yanomami, acusada de etnobiopirataria ao repassar a laboratório americano conhecimentos medicinais dos índios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu