Ponto de vista

Mudanças no Tabuleiro Político em Ubatuba

Marcelo Mungioli
A temporada chega ao final e a temperatura, na política local, tende a subir.
Quem tem as pesquisas nas mãos não mostra os resultados, mas o boca a boca e as fontes mais confiáveis apontavam para o seguinte retrato do posicionamento entre os pré-candidatos em meados do mês de janeiro: Paulo Ramos (PDT) e Eduardo Cesar (DEM) em empate técnico, com Charles Medeiros (PSDB) em terceiro lugar.
Os dados mais importantes desta leitura seriam que o pré-candidato do DEM teria avançado primordialmente sobre o eleitorado de Ramos, que estaria desta forma, em curva descendente e aproximação de Charles Medeiros (PSDB), viabilizando o nome do vereador para a disputa pelo comando do Paço Anchieta.


A atual polarização vai explodir

O que transparece hoje, quando se conversa com várias lideranças, é que vários “arranjos eleitorais” estão prestes a ruir. O que se ouve de alguns partidos que estão alinhados com Eduardo, mesmo com membros de suas executivas empregados em cargos comissionados, é um sentimento de insatisfação com a falta de espaço para mostrar trabalho. Do lado de Ramos, o fato que parecia manter o grupo unido era idéia da “polarização”, que vem desmoronando com o avanço de Eduardo sobre os eleitores dele. A idéia latente em todos estes descontentes é a da construção de uma terceira via, que pode viabilizar-se na consulta do PSDB, uma vez que o nome de Charles Medeiros aparece incomodamente colado aos pré-candidatos declarados, sem que o partido tenha - oficialmente - avalizado o nome do vereador.

Fiel da Balança

No próximo dia 17, o PSDB realiza um consulta entre seus correligionários, decisiva para os rumos da próxima eleição. Mas, mesmo tendo conhecimento da “fotografia eleitoral” narrada no tópico anterior, os correligionários da Social Democracia ainda estão divididos, e em três posicionamentos distinto, a saber:
1) uma candidatura independente, posição defendida pelo vereador Charles Medeiros;
2) uma aliança com o PDT ou
3) até mesmo uma coligação com o DEM.

O PSDB anda para frente ou para os lados?

Diante do bom desempenho e da cristalização do nome de Charles Medeiros nas últimas medições, criou-se uma terceira via para as eleições de outubro. Só que uma terceira via que não interessa nem a Pedro Tuzino, nem a Sergio Caribé, que preferem investir em uma luta de bastidores, que pode levar o partido para alianças com o PDT ou com o DEM.
A aposta de Tuzino e de Caribé é na não realização da prévia do partido, para ganhar tempo, à espera de um fato político que lhes permita algum poder de negociação.
Do outro lado, apostando nas prévias, na lucidez do partido na leitura do momento histórico que se apresenta, Medeiros continua na luta, articulando um grande arco de alianças - políticas e empresariais - em torno de seu nome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu