Manchetes do dia

Terça-feira, 10 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Conselho de Ética anula relatório do caso Renan"
Foi anulado pelo presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), o relatório que pedia o arquivamento do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Apresentado pelo então relator do caso, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), o parecer não chegou a ser votado pelos senadores. Renan é suspeito de ter despesas pessoais pagas por lobista.


O Globo
"Pan vira pretexto para ameaça de greve do funcionalismo"
A três dias do início do Pan 2007, funcionários públicos estaduais e federais usam a oportunidade para fazer reivindicações e ameaçar até mesmo entrar em greve nos dias dos jogos, se não forem atendidos. Os policiais civis começaram ontem uma paralisação de 48 horas. Nesse período, das delegacias que aderirem ao movimento só registrarão flagrantes. Os policiais rodoviários federais vão usar uma tarja preta no braço e PMs farão manifestação em Copacabana. Em protesto contra a proposta de se retirar do órgão o poder de fiscalizar reservas ambientais, servidores do Ibama em greve bloquearam acessos e penduraram uma faixa no Cristo.


O Estado de São Paulo
"Depois de 2 anos, sai licença para usinas do Rio Madeira"
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu ontem a licença prévia para construção das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia, duas das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Os investimentos nas usinas deverão ficar entre R$ 20 bilhões e R$ 28 bilhões; a previsão é de que comecem a produzir energia em 2012. O Ibama fez 33 exigências, entre elas medidas para evitar que o cascalho transportado pelo rio fique depositado na barragem, garantias de passagem para peixes e controle de contaminação. A licença foi pedida em maio de 2005 e saiu 39 dias depois do prazo dado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Com a greve dos funcionários do órgão, seu presidente interino, Bazileu Margarido, recorreu a técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Mundial. A lista de empresas interessadas em disputar as usinas tem ganhado nomes de peso nas últimas semanas, como CPFL, Cesp, Light, Alcoa e Votorantim.


Jornal do Brasil
"Polícia em greve às vésperas do Pan"
A quatro dias dos Jogos Pan-Americanos, os policiais civis do Rio decidiram por uma greve de 48 horas que pode ser ampliada amanhã, quando a categoria se reunirá em assembléia. Reivindicam uma reposição salarial que proporcionaria um aumento de 50 a 70%. Ontem, os policiais forçaram a entrada de técnicos da vigilância sanitária para uma inspeção no Instituto Médico-Legal, que pediram a imediata interdição do local por falta de condições de trabalho. O sindicato assegurou que, por ser um serviço essencial, 30% do efetivo manterão os serviços básicos. A proximidade da competição tem aumentado o cacife de setores públicos na busca por melhores salários. Os hospitais do Estado fizeram uma paralisação de 24 horas e ameaçam realizar novos protestos, comprometendo o já precário atendimento à população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu