Manchetes do dia

Segunda-feira, 09 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"A cada hora, 7 jovens são presos no país"
Segundo o governo, 4,5 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos são considerados em "estado de risco".


O Globo
"Governo quer construir 187 presídios especiais"
O ministro da Justiça, Tarso Genro, apresenta hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Programa Nacional de Segurança Pública, que propõe unir o combate à violência a programas sociais para a juventude. A idéia é construir unidades prisionais com escolas, cursos de capacitação, laboratórios de informática e fábricas para garantir empregos aos detentos. Dos 187 novos presídios e unidades, 160 serão destinados a menores e também a jovens entre 18 e 24 anos do sexo masculino. Os demais vão abrigar mulheres dessa mesma faixa etária. As obras já estão orçadas, e o governo pretende dividir o custo com estados, municípios e iniciativa privada. As primeiras unidades seriam construídas em municípios vizinhos às capitais mais violentas.


O Estado de São Paulo
"Ofensivas das centrais pedirá aumento real"
O segundo semestre concentra campanhas salariais de mais de 15 milhões de trabalhadores organizados em sindicatos que já definiram seus objetivos para este ano: vão brigar por aumentos reais e maior participação nos lucros. As centrais que reúnem categorias como metalúrgicos, bancários, eletricitários, químicos e petroleiros acreditam que o cenário lhes é favorável, com a economia crescendo e os juros em queda. Com pressa de iniciar as negociações, representantes dos 250 mil metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado de São Paulo já entregaram suas reivindicações aos sindicatos patronais. Pedem reajuste acima da inflação diferenciados por setor, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e unificação de datas-base para setembro. Os 700 mil metalúrgicos e os 700 mil químicos paulistas da Força Sindical também anteciparam para agosto a discussão de suas pautas de reivindicação. "Queremos entrar no vácuo do crescimento econômico", diz Eleno Bezerra, presidente da Confederação dos Metalúrgicos. Nos bancos, a campanha para o acordo coletivo nacional começa no fim do mês. Os 420 mil bancários brasileiros darão ênfase à negociação por maior participação nos lucros das instituições.


Jornal do Brasil
"Empresas aéreas em rota de colapso"
A crise aérea entra num capítulo crucial. Enquanto funcionários dos aeroportos decidem, em Brasília, se entrarão em greve na próxima quarta-feira, dois dias antes da abertura do Pan, o governo enfrenta a resistência das companhias para descentralizar as rotas de vôos nacionais e internacionais. "Mexer na malha aérea é ilegal", argumenta Geraldo Vieira, advogado do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. Os impasses acentuam a perspectiva de colapso, com atrasos e cancelamentos crescentes. A Aeronáutica recomendou ao Superior Tribunal Militar a abertura de processo contra cinco controladores acusados de comandar motim que paralisou os principais aeroportos do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu