Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"Planalto já estuda elevar gasto no ano das eleições"

Lula quer reduzir meta do superávit para ter mais recursos disponíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende reduzir, na prática, a meta de superávit primário para 2010, informa Kennedy Alencar. Se adotada, a medida abrirá caminho para o aumento de despesas, especialmente investimentos em infraestrutura, num ano eleitoral.

Lula debate com ministros a mudança da metodologia do superávit (parcela da arrecadação tributária destinada ao abatimento da dívida pública), excluindo desse cálculo a Petrobras.

O Globo
"Mudança de presidente faz BB perder R$ 5 bi em 2 dias"

Na contramão da alta da Bolsa, ações do banco caem 10,75%

A mudança do presidente do Banco do Brasil levou a instituição a perder R$ 5,2 bilhões, em valor de mercado, em apenas dois dias. Na contramão da alta da Bolsa de Valores de São Paulo, as ações do BB caíram 2,82% ontem, acumulando perda de 10,75% em apenas dois dias. Para analistas, a tentativa do Planalto de usar o banco para forçar a queda de juros vai prejudicar os resultados do BB. Além disso, especialistas dizem que a simples troca no comando do banco, que será presidido por Aldemir Bendine, ligado ao PT, não levará à queda do spread bancário (diferença entre o custo de captação de dinheiro e a taxa dos empréstimos), como quer Lula. O primeiro ato do BB para reduzir o spread será nos empréstimos a microempresas, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.


O Estado de São Paulo
"Pacto entre Poderes impõe limite à polícia"

Abuso na escuta telefônica e na exposição pública de suspeitos será considerado crime

Os presidentes dos três Poderes da República firmarão segunda-feira o Pacto Republicano de Estado que traz um conjunto de medidas para coibir, principalmente, o que foi denominado nos últimos meses de "estado policialesco e república da grampolândia". As autoridades querem acabar com os abusos revelados em atuações da Polícia Federal envolvendo grampos telefônicos e ações espetaculares de prisão de suspeitos. O pacote de medidas tornará crime o uso exagerado de algemas, a exposição indevida de presos, além de proibir que policiais envolvidos nessas ações se mantenham no anonimato. Atingirá, também, a atuação de parlamentares nas comissões de inquérito, as milícias e os grupos de extermínio.

Correio Braziliense
"Mudanças no vestibular começam em outubro"
O Ministério da Educação marcou para os dias 3 e 4 as provas do novo Enem, que será unificado. No momento da inscrição, os candidatos terão de optar por cinco cursos e poderão estudar em qualquer universidade federal que aderir ao chamado sistema de seleção unificada. Instituições estão autorizadas a manter critérios próprios de admissão, como o do PAS ou as cotas para negros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu