Caças


MiG-31E
MiG, MIG ou Mig?
Poder Aéreo (original aqui)
A palavra “mig” em russo representa um adjetivo que pode ser traduzido para o português como um período de tempo muito curto, um momento ou um instante. É exatamente isso que vem à cabeça de um cidadão russo quando a palavra é pronunciada.
Mas para os ocidentais a palavra “mig” sempre esteve relacionada a aviões de caça. Agilidade, velocidade e capacidade extraordinária. Um verdadeiro mito que nasceu na II Guerra Mundial e ganhou fama durante a Guerra da Coreia (1950-1953).
MiG (esta é a forma correta) na verdade é um acrônimo formado pelo nome de dois indivíduos: Mikoyan e Gurevich. Anushavan Ivanovich Mikoyan nasceu na Armênia, próximo à fronteira com a Turquia, em 1905. Em Moscou, Mikoyan ganhou o apelido Artyom dos seus colegas e acabou incorporando-o oficialmente em substituição ao seu primeiro nome, que posteriormente sumiu nos registros oficiais soviéticos.
Depois de graduar-se pela Academia de Zhukovsky como engenheiro mecânico em 1937, Mikoyan foi trabalhar em um dos dois escritórios de projetos aeronáuticos da URSS, a Polikarpov OKB. Foi naquele escritório que Mikoyan conheceu Mikhail Iosifovich Gurevich, engenheiro encarregado do grupo de estudos preliminares e formado na Academie de l’Aeroanutique de Montpellier, França.
Em 1939 o comitê central do partido comunista resolveu criar outros escritórios de projetos aeronáuticos além dos únicos dois existentes até aquele momento (Polikarpov e Tupolev).
Decidiu-se então retirar alguns engenheiros talentosos destes dois escritórios e dar a eles oportunidades para que formassem seus próprios “bureaus.” Desta forma nasceram os escritórios (OKB) de Aleksandr Yakolev, de Syemyen Lavochkin (juntamente vom M. Gudkov e V. Gorbunov) e de Artyom Mikoyan e Mikhail Gurevich (MiG). Posteriormente, em 1940, outros dois escritórios se formaram (Sergei Ilyushin e Pavel Sukhoi).
Com a reestruturação da URSS no final da década de 1980 o nome da OKB MiG foi modificado para MIG (todas as letras maiúsculas) no verão russo de 1990. Não são conhecidos os motivos desta mudança, mas ela durou pouco e hoje a companhia é conhecida como RAC (Russian Aircraft Corporation) MiG. A RAC MiG é uma empresa pública e pertence à Federação Russa. Todo o seu capital foi transferido para a UAC (United Aircraft Corporation), criada em 2006 para agregar as grandes empresas do setor aeronáutico russo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu