Energia

Eletronuclear afirma que obras de Angra 3 devem começar em fevereiro

Fonte Nuclear (
ABEN)
A Eletronuclear pretende iniciar em fevereiro as obras de Angra 3. Para que isso aconteça, falta apenas obter a licença de construção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Quando a licença for concedida, a empresa começará a etapa de concretagem da laje do edifício do reator, considerada o marco zero das obras da usina, que devem durar 5,5 anos.

Enquanto não recebe o sinal verde, a Eletronuclear está concluindo as etapas preparativas para o início da construção. Isso inclui a impermeabilização do canteiro de obras, a instalação de centrais de concreto e de estação de tratamento de esgoto, além da parte de carpintaria. Esse trabalho foi começado em novembro de 2009, mediante licença parcial concedida pela Cnen.

O assistente da Presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, afirma que a licença de construção está demorando a sair porque o Ministério Público Federal em Angra dos Reis entrou com ação para suspender a licença parcial das obras preparativas, apesar de elas estarem praticamente terminadas. “A nossa expectativa é de que essa questão seja resolvida em breve”, comenta.

A demora para iniciar as obras de Angra 3 deve atrasar ainda mais o cronograma de conclusão da usina. A unidade estava prevista para entrar em operação em maio de 2015, mas a nova previsão é de que comece a operar em julho do mesmo ano.

A Eletronuclear também planeja, até o fim do mês que vem, entregar ao Ministério de Minas e Energia (MME) o estudo que define cinco locais finalistas para sediar a central nuclear do Nordeste. A empresa está considerando microrregiões em quatro estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. A partir daí, a escolha será feita pelo governo federal, levando em conta questões políticas, além da avaliação técnica. A expectativa é de que o sítio seja escolhido ainda em 2010.

A central nuclear nordestina terá capacidade para abrigar seis usinas, mas, inicialmente, serão construídas duas unidades. A primeira está planejada para entrar em operação em 2019. Uma segunda usina deve ser construída até 2021. Além disso, estão previstas mais duas usinas nucleares no Sudeste. A primeira deve ser posta em operação em 2023 e a segunda, em 2025. Os estudos para a definição do local dessas unidades devem ser iniciados esse ano.


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu