Manchetes do dia

Sábado, 20 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Com a crise, fome cresce e afeta mais de 1 bilhão"

Para a ONU, mundo deve ganhar 100 milhões de subnutridos neste ano

Neste ano, o número de pessoas que passam fome no mundo deve superar pela primeira vez a marca de 1 bilhão (quase 1 em cada 6 pessoas). Estima-se que 100 milhões de pessoas ingressem na zona da fome em 2009. Segundo a FAO (organismo da ONU para agricultura e a alimentação), é um resultado da crise global, que aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, especialmente dos mais pobres. Os dados assinalam o fim de um período de quase 20 anos em que a proporção da população mundial subnutrida (consumo abaixo de 1.800 calorias/dia) vinha caindo, como resultado de ações contra a pobreza e do crescimento de economias como Índia, China e Brasil. Entre 2003 e 2005, o percentual de subnutridos no mundo era de 13%. Agora, o número deve ficar em torno de 16%, retornando ao nível do período 1990-92.

O Globo
"Lula: quem desmatou a Amazônia não é bandido"

Para presidente, desbravadores da região agiram pelo desenvolvimento do país

Ao discursar em Alta Floresta, Mato Grosso, no lançamento de um programa de regularização de propriedades rurais na Amazônia, o presidente Lula afirmou que não se pode chamar de bandidos os produtores rurais que no passado desmataram a região. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas pelos primeiros desbravadores da Amazônia, que enfrentaram doenças como a malária: “Ninguém pode ficar dizendo que alguém é bandido porque desmatou”, disse. Lula defendeu mudanças no modelo de desenvolvimento da região: “Agora, desmatar joga contra a gente, vai nos prejudicar no futuro”. O presidente também contestou as críticas de ONGs à MP 458, que autoriza a venda de terras públicas na Amazônia, e negou que ela vá incentivar a grilagem. Em São Paulo, o diretório nacional do PT aprovou resolução contra mudanças no Código Florestal, defendidas por parte do governo.

O Estado de São Paulo
"Mordomo de Roseana Sarney recebe R$ 12 mil do Senado"

Amaury Machado, o ‘Secreta’, trabalha na casa da governadora em Brasília

O mordomo da casa da ex-senadora e atual governadora Roseana Sarney em Brasília é servidor pago pelo Senado, informam os repórteres Rosa Costa e Rodrigo Rangel, Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, conhecido como “Secreta”, ganha, com gratificações, cerca de R$ 12 mil. Deveria trabalhar no Congresso, mas, desde 2008, dá expediente na residência que Roseana mantém no Lago Sul. “Ele é meu afilhado”, justificou Roseana. “Eu o trouxe do Maranhão. Ele vai à casa quando preciso, duas ou três vezes por semana. É motorista noturno e é do Senado. E lá até ganha bem. “Roseana não é mais senadora desde abril, mas, mesmo que ainda fosse, não poderia ter um servidor do Senado como empregado. “Secreta” tem longo histórico de serviços prestados à família – trabalhou até no Alvorada entre 1985 e 1990, na Presidência de José Sarney. O pai de Roseana e atual presidente do Senado enfrenta há duas semanas o escândalo da nomeação de parentes, muitos por “atos secretos”.

Jornal do Brasil
"Um bilhão de famintos no mundo"

Relatório prevê mais 100 milhões de subnutridos este ano, metade na América Latina e Caribe

A crise financeira internacional vai tornar ainda mais nebuloso o mapa mundial da fome. Segundo relatório da agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), haverá 100 milhões a mais de desnutridos este ano, ultrapassando a barreira de 1 bilhão de pessoas em situação de insegurança alimentar. O número equivale a 15% da população mundial. A maioria vive em países em desenvolvimento. Segundo o governo brasileiro, o país pouco contribui para o aumento do número de famintos – pessoas que consomem menos de 1.800 calorias diárias.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu