Domingueira

“Dilma do Dudu”. Quem será?

Sidney Borges
Neste domingo frio e ensolarado acordei pensando na ministra Dilma Roussef.


Depois de postar o excelente artigo do ex-ministro Malan me ocorreu, ao passear pela mídia, que mais interessante do que os acontecimentos internacionais ou nacionais, são os acontecimentos locais, pois vivemos no município e o que se dá nele reflete diretamente em nossas vidas.

Foi aí que pensei na ministra Dilma, a candidata a candidata preferida do Lula e que o povo com dificuldade em pronunciar o nome transformou em Vilma do Chefe.

A sucessão presidencial está próxima, se não houver grande mudança de rota Dilma será candidata, digo isto por que há rumores sobre um possível terceiro mandato. Lula diz que não quer, mas o faz de forma oblíqua, sempre deixando a possibilidade de aceitar o sacrifício.

Abro este parêntese em função da sucessão municipal. Caso a PEC do terceiro mandato seja bem sucedida, o candidato à sucessão será o atual prefeito.

No entanto, tirando essa hipótese da pauta, fica no ar a pergunta: quem será a “Dilma do Dudu”?

É da tradição de Ubatuba que o prefeito passe antes pela Câmara, foi assim com Paulo Ramos, foi assim com Eduardo Cesar. Nos últimos 20 anos houve a exceção de Zizinho Vigneron, com um atenuante, embora não tivesse sido vereador Zizinho era um nome consolidado no imaginário do eleitorado, sobejamente conhecido pela militância política e pelas repetidas candidaturas.

Na Câmara a sucessão já começou. Coloco abaixo a relação dos vereadores e seus respectivos partidos, sendo que os nomes grafados em azul são dos candidatos assumidos, dois deles em campanha aberta, Americano e Silvinho.

O vereador Americano está visitando eleitores nos bairros, fazendo reuniões, fixando o nome. Por estar no primeiro mandato ele está certo em começar cedo.

Silvinho Brandão é um político nato, habilidoso e querido pela população. Em qualquer eleição será sempre candidato forte. Pesam a favor dele aparência e simpatia. Sei que a exemplo de seu colega Americano ele está batendo pernas pelas terras de Coaquira. Faz bem, quem fica parado é poste.

Um pequeno detalhe. Ambos querem a prefeitura. Ambos pertencem ao mesmo partido. Um não será candidato. Ou melhor, vamos ter movimentação partidária.

O presidente da Câmara, Ricardo Cortes já acenou que vai querer o cargo de Eduardo Cesar. Doutor Ricardo faz parte do DEM, partido do prefeito, onde também é filiado Romerson de Oliveira, Mico, vereador com bom desempenho.

Não tenho certeza se Mico vai ser candidato a candidato. Caso os dois “democratas” resolvam encarar a disputa haverá necessidade de um deles optar pela migração partidária. Vejo poucas chances de Eduardo Cesar apoiar qualquer um dos dois. Não sairá dessa cartola o coelho, digo a “Dilma do Dudu”.

O professor Adilson também sonha com o paço municipal, mas seria leviano da minha parte dizer que ele pretende entrar na disputa já. Sei que sua base eleitoral é forte. O Ipiranguinha, bairro pelo qual tenho grande afeição, é da maior importância no cenário político de Ubatuba. Candidato bem votado no Ipiranguinha corre sério risco de ser eleito.

Rogério Frediani é o candidato do PSDB, disso não há dúvida. Ainda é cedo para saber das possíveis alianças, mas a sua hegemonia no partido é incontestável.

No entanto, dá para afirmar que é difícil o “Pitbull” vir a ser a “Dilma do Dudu”.

Eles se acertaram recentemente quando a conveniência foi mútua, mas fora isso dificilmente haverá casamento. Um é Emilinha, o outro Marlene.

Fica então a pergunta: onde está Wally, digo a “Dilma do Dudu”?

Durante algum tempo o destaque foi o secretário de Turismo, ex-secretário de Esportes, Bittencourt Júnior. Ultimamente está apagado. Será estratégia?

Há também especulação em torno do assessor de governo Maurinho, que todos sabem ser um político dotado de grande simpatia, estimado e admirado pela educação e finesse, além de ser respeitado pela sabedoria e capacidade estratégica.

Dizem ser o preferido daquele deputado do DEM que está fazendo grandes investimentos na área náutica. Esqueci o nome, qualquer coisa como Richelieu.

Pelo retrospecto ubatubense ou se o eleitor de Ubatuba preferir, ubatubano, o assessor de governo Maurinho é o nome mais indicado para ser a “Dilma do Dudu”. Mas ainda é cedo para falar em sucessão. Nos próximos três anos muita água passará por baixo da ponte e, dependendo do aquecimento global, até por cima.

Abaixo os vereadores de Ubatuba e seus partidos.

Adilson Aparecido Lopes da Silva - PPS
Claudnei Bastos Xavier - PSC
Gerson de Oliveira - PMDB
José Mauro Pereira de Barros - PSC
José Pinto de Souza Americano - PPS
Osmar Dias de Souza - DEM
Ricardo Cortes - DEM
Rogério Frediani - PSDB
Romerson de Oliveira - DEM
Silvio Carlos de Oliveira Brandão - PPS

Em azul candidatos a candidato.
Em ocre, os que estão em dúvida.
Em vermelho o vereador que vai se aposentar.


Comentários

Não conheço muito a cena Politica aqui da Cidade de Ubatuba, estou aqui a apenas seis meses, mas pelas movimentações tanto na periferia como entre os comerciantes o Vereador Americano vem ganhando terreno, acredito que até Outubro ele mude de Partido pode ser que ele seja a bola da vez da situação. O cenário que esta um pouco nublado é a respeito de 2010 , será que o Eduardo se lança candidato a estadual? Ou já coloca seu filho no páreo?

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu