Pensata

Caiu o diploma

Sidney Borges
A obrigatoriedade do diploma específico de jornalismo para o exercício legal da profissão remonta ao ano de 1969. Antes de continuar é bom abrir parênteses.

Jornalismo foi durante muito tempo uma espécie de quebra-galho de estudantes de direito e áreas afins até a chegada ao mercado da editora Abril, no início da década de 1960.

Os salários altos atrairam parte daqueles que não tinham interesse pelas profissões do chamado trio de ferro: medicina, engenharia e direito.

Para ser jornalista bastava saber escrever e ter disposição para aprender. Em seis meses de redação a parte técnica da profissão perdia o mistério.

Escrever bem, de forma fundamentada e criativa não é fácil, implica em cultura geral e isso não se aprende em cursos específicos. É doutrina de vida.

A maioria dos jornalistas posicionava-se de forma crítica em relação às desigualdades sociais. O governo ditatorial não tolerava críticas. "Ame-o ou deixe-o". A exigência do diploma fez parte de um plano de cerceamento de expressão. Não funcionou, a ditadura caiu. O entulho ficou.

Hoje sabemos da existência de enorme contingente de jovens diplomados e desempregados.

A atividade está passando por grandes modificações, a entrada de novas mídias no ar mudou o panorama. A Internet dá de graça ao vivo e em cores o que antes era mercadoria valiosa. Os jornalões em crise diminuiram postos de trabalho, cortaram sucursais e salários.

Eu nunca fui contra ou a favor de diploma específico, não o tenho, só entrei em escolas de jornalismo como professor. E nessas escolas aconselhei estudantes a fazer cursos paralelos, a se aprofundar em alguma área, a ler, a viajar, ainda que num cargueiro do Lloyd lavando o porão.

Os tempos são outros, hoje eu aconselharia a busca do "eldorado brasiliensis", traduzido por cargo público na esfera federal. Se possível no Senado. Garantia de aposentadoria decente, vida mansa e estabilidade perpétua. É o que eu faria se pudesse voltar no tempo.

Aos que sentem prazer em exercer o jornalismo existe um canal de expressão disponível que só exige trabalho e dedicação. Basta criar um blog e torná-lo uma arma em luta por um mundo melhor. No entanto, faço uma advertência, é preciso escrever muito, pois só se aprende a arte através da prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu