Manchetes do dia

Quinta-feira, 22 / 01 / 2009

Folha de São Paulo
"Juro cai 1 ponto; BC indica mais cortes"

Taxa básica fica em 12,75%, ainda uma das mais altas do mundo, na maior redução desde novembro de 2003

O Banco Central anunciou redução de um ponto percentual nos juros básicos da economia, que a partir de hoje passam para 12,75% ao ano. Foi a maior redução de uma única vez desde novembro de 2003. A instituição sinalizou cortes para os próximos meses. Foi também o primeiro corte da taxa Selic promovido pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) desde setembro de 2007. Em comunicado, o BC afirmou que, em meio a forte pressão política, a decisão foi técnica e não coloca em risco o controle da inflação.
De acordo com o texto, a redução em um ponto percentual não foi unânime, com 3 dos 8 diretores defendendo queda de 0,75% ponto. Demissões em vários setores aumentaram a pressão do setor privado e da União sobre o BC. O Copom volta a se reunir em março. A redução da Selic não deverá ser seguida de queda na mesma velocidade dos “spreads” (quanto os bancos cobram para repassar o dinheiro aos seus clientes). Sob a pressão do Planalto, Banco do Brasil e Caixa também cortaram juros de modalidades de crédito.


O Globo
"Obama congela salários, limita o lobby e intervém em Guantánamo"

Prisão será fechada em um ano e julgamentos ficarão suspensos por 120 dias

No primeiro dia de trabalho como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama sinalizou ao país que nada será como nos últimos anos em termos de gestão governamental. Ele assinou uma ordem executiva determinando o congelamento de salários para os funcionários que ganham acima de US$ 100 mil por ano, restringiu a ação de lobistas em órgãos públicos e criou um processo sem precedentes de transparência no fluxo de informações. Obama assina hoje a ordem de fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba, e a suspensão dos julgamentos por 120 dias. "Transparência e império da lei serão a base desta Presidência", disse. Numa nova sabatina no Senado, Timothy Geithner indicado por Obama como secretário do Tesouro, pediu desculpas por erros na dedução de impostos, mas ainda não foi confirmado no governo.

O Estado de São Paulo
"Juros têm maior corte em 5 anos"

Com redução de 1 ponto, BC surpreende analistas e deixa taxa básica em 12,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu ontem em um ponto porcentual a taxa básica de juros da economia, para 12,75%. A decisão surpreendeu analistas, que esperavam redução de 0,75 ponto. A última vez que o BC cortou a Selic em um ponto foi em dezembro de 2003. Em comunicado, a diretoria afirmou que "o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros". Segundo o texto, a decisão não trará prejuízo ao cumprimento da meta de inflação.
Na reunião, cinco diretores votaram pelo corte de um ponto e três, por 0,75 ponto. Centrais sindicais realizaram ontem protestos em 12 capitais para cobrar a redução dos juros em dois pontos porcentuais e defender a manutenção dos empregos. Em Curitiba, São Paulo, Salvador e Brasília, as manifestações ocorreram em frente à sede do BC. Em São Paulo, o ato reuniu dois mil manifestantes.


Jornal do Brasil
"Pancada nos juros"

BC surpreende: reduz 1 ponto percentual da Selic e, enfim, cede a esforço contra a crise

O Banco Central surpreendeu uma parcela significativa do mercado ao anunciar a queda de 1 ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic. Com a redução para 12,75% ao ano, o Comitê de Política Monetária promoveu a mais forte variação desde dezembro de 2003 e incorporou-se ao esforço do governo para reduzir o impacto da crise financeira internacional sobre o país. Foi um dia de protestos de trabalhadores contra os juros altos, em atos realizados no Rio, em São Paulo e em Brasília. A nota divulgada após o anúncio da decisão deixa clara a disposição do BC de prosseguir no movimento de diminuição da taxa nas próximas reuniões. Empresários e analistas aplaudiram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu