Manchetes do dia

Quarta-feira, 21 / 01 / 2009

Folha de São Paulo
"Obama toma posse com promessa de reconstruir os EUA e liderar o mundo"

Primeiro presidente negro da história do país defende uma nova era de responsabilidade e paz

Cerimônia em Washington reúne 1,8 milhão; Bolsa tem queda recorde em início de mandato

Barack Hussein Obama, 47, tomou posse às 15h05 de ontem (horário de Brasília) como o 44º presidente dos EUA e o primeiro negro a ocupar o cargo na história. Sob frio de –3ºC e diante de um público recorde em cerimônias de posse na capital dos EUA, estimado em 1,8 milhão, Obama fez um discurso duro, porém esperançoso. “Começando hoje, precisamos nos reerguer, esfregar nossas mãos e começar novamente o trabalho de reconstruir a América”, afirmou. “Digo a vocês hoje que os desafios que enfrentamos são reais. São graves e muitos. Não serão enfrentados facilmente nem num período de tempo curto. Mas saiba, América: serão enfrentados”, disse, e referência à crise econômica.
O novo presidente, que prestou juramento com a mão sobre a mesma Bíblia usada em 1861 por Abraham Lincoln (1809-1865), cujo governo encerrou a escravidão nos EUA, prometeu voltar a liderar o mundo numa nova era de responsabilidade e paz: “O que se exige de nós é o reconhecimento, por parte de cada americano, de que temos deveres para conosco, para com o nosso país e para com o mundo”. Em sua fala no Capitólio, sede do Legislativo, o democrata disse ainda rejeitar como falsa “a opção entre a nossa segurança e nossos ideais” e concluiu que o país optou “pela esperança em lugar do medo”. O discurso de Obama não se traduziu em otimismo nos mercados. O índice Dow Jones, que reúne as ações mais negociadas da Bolsa de Nova York, caiu 4,01% no pior pregão em dia de posse de um presidente dos EUA em 112 anos.


O Globo
"Obama anuncia reconstrução dos EUA e promete era de paz"

Ao se dirigir pela primeira vez ao país como o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama conclamou os americanos a se levantarem e promoverem a reconstrução da América. "Enfrentamos desafios reais, mas vamos vencê-los", anunciou, diante de dois milhões de pessoas que, sob frio intenso, lotaram os 2,5 quilômetros entre o Obelisco e o Capitólio. O presidente convocou os americanos para uma nova era de responsabilidade, já que atribuiu a crise financeira a uma falha coletiva em fazer escolhas difíceis. "O que se exige é um reconhecimento de que temos obrigações com nós mesmos,com a nação e com o mundo". Obama acenou aos muçulmanos com a disposição de buscar um novo caminho "baseado em respeito e interesse mútuos", prometendo que os EUA vão liderar uma nova era de paz, relatam José Meirelles Passos, Gilberto Scofield Jr. e Marília Martins.

O Estado de São Paulo
"Obama promete nova era de responsabilidade nos EUA"

Novo presidente anuncia ação 'corajosa e rápida' contra crise econômica
Discurso de posse inclui aceno a países muçulmanos, mas condena extremismos
Bush é elogiado por 'generosidade e 'cooperação'
Festa reúne 2 milhões de pessoas nas ruas de Washington

'Precisamos nos recompor, espanar nossa poeira e reiniciar o trabalho de reconstruir a América. O mundo mudou, e nós precisamos mudar com ele' BARACK OBAMA


Barack Hussein Obama tomou posse como 44º presidente dos EUA prometendo uma "nova era de responsabilidade" para enfrentar os desafios de seu mandato, entre eles as guerras no Iraque e no Afeganistão e a maior crise econômica desde os anos 30.
Em seu discurso, visto por mais de 2 milhões de pessoas sob frio de 3 graus negativos em Washington, ele prometeu estender a mão a nações amigas e inimigas. "Gerações anteriores enfrentaram o fascismo e o comunismo não só com mísseis e tanques, mas com alianças vigorosas e convicções duradouras", disse.


Jornal do Brasil
"O presidente da esperança"

Um dia histórico

O mundo uniu-se ontem a 2 milhões de pessoas nas ruas de Washington para assistir à chegada de uma nova era. Com um discurso que buscou colocar os EUA como um ator mais consciente da economia e da política externa, Barack Obama tomou posse como o 44º presidente dos EUA. O democrata pediu aos americanos que enfrentem juntos a crise econômica, causada "por nossa falha coletiva em tomar decisões difíceis". Ao dia histórico a multidão respondeu com emoção, principalmente quando o líder negro lembrou ser filho de "um homem que há menos de 60 anos não poderia nem sequer ser servido em um restaurante". O cardápio da festa contou com os pratos prediletos de Abraham Lincoln, presidente que libertou os escravos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu