Eternamente Brasil

Outra vez, a Votorantim apela ao hospital governo

Carlos Tautz
"Pela segunda vez em menos de duas semanas, o governo federal e a Votorantim mostram pragmaticamente como se faz "política" econômica no Brasil. É assim. Um grande agente econômico privado administra mal suas contas, mas fecha o balanço devido a salvadores e generosos aportes dos cofres públicos. No dia 9, o Ministro Guido Mantega anunciou a compra de 49,99% do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil. E, nesta terça-feira, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, revelou que injetaria R$ 2,4 bilhões para a Votorantim Papel e Celulose (VCP) comprar a Aracruz Celulose, que de forma secreta contraiu uma dívida de 2,13 bilhões de dólares porque apostou no dólar barato e fez desastradas transações com derivativos cambiais. Ambos os negócios foram travestidos dos melhores argumentos.
"Precisamos apoiar empresas brasileiras em tempos de crise", defenderam-se alguns. "Estamos construindo multinacionais brasileiras", tentaram elaborar outros. Mas, de uma forma ou de outra, o resultado é o mesmo." (Do Blog do Noblat)
Leia mais


Nota do Editor - Gosto do capitalismo socialista do Brasil. Quando o lucro é certo rende iates, jatinhos, planadores sofisticados, mulheres com silicone e mansões. Quando há prejuízo entra em cena o lado socialista do governo. O povo é conclamado a fazer uma vaquinha e cobrir o buraco. He, he, he, assim até eu. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu