Coluna do Domingo

Serra inaugura AME – Ambulatório médico de especilidades em Caraguatatuba

Rui Grilo
Depois dos embates com o Governo do Estado devido ao projeto da APA Marítima e ao aumento das bandeiras vermelhas sinalizando a poluição das nossas praias, surge uma notícia boa para o Litoral Norte: a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades, em Caraguatatuba.

Nesta sexta, estávamos em Caraguá quando soubemos que o Serra estava chegando para inaugurá-lo. Fomos até lá para conhecer. Lá, encontramos o Charles Medeiros. Estavam presentes autoridades de toda a região. O prefeito de Ubatuba foi chamado para comparecer ao auditório mas não apareceu.

O governador afirmou que esta obra faz parte de um projeto de instalação de 40 unidades regionais. Este novo modelo de Ambulatório de Especialidades busca desafogar a demanda reprimida em consultas e exames especializados, bem como as cirurgias de caráter ambulatorial.

As unidades do AME na região serão geridas pelo Grupo Saúde Bandeirantes – Sociedade Assistencial Bandeirantes – que já administra o Hospital Regional do Vale do Paraíba, que é referência na região para atendimento de média e alta complexidades, a serem encaminhados pelos postos de saúde, que continuarão as ações básicas e triagem.


“Neste AME, pretendemos ter, por mês, 12 mil consultas médicas e 2 mil não médicas, que são fisioterapia, psicologia, enfim, além de 330 cirurgias e 22mil e 500 exames de apoio a diagnóstico. Com certeza irá ajudar e incentivar muito a saúde na região”, afirma José Serra.

Durante a inauguração, o governador se referiu a vários planos para a região, que já foram promessas não cumpridas de outros governos, principalmente no que se refere ao saneamento básico.

De acordo com especialistas, para cada dólar investido em saneamento básico, há uma economia de 5 a 7 dólares. Então, se o Governo de São Paulo houvesse cumprido as metas de extensão do saneamento básico, feitas durante a administração de Covas, teria reduzido em muito os gastos com saúde e sobraria verbas para outras aplicações.

Com esse descaso, a região vem sendo seriamente afetada não só na saúde, mas também na sua economia porque a poluição de suas praias afasta os turistas, como aconteceu na temporada passada. Essa situação foi cobrada pelo prefeito de São Sebastião e vem sendo cobrada pelos moradores da região.

No ano passado, em Ubatuba, foram feitas duas grandes manifestações: os penicaços de Itamambuca e do Itaguá.

A Rede ING – Indivíduos não Governamentais criou um blog http://ingforme.blogspot.com onde está realizando um penicaço eletrônico em que realizou uma enquête em que a maioria dos votantes não acredita que as autoridades responsáveis vão despoluir nossas praias. Outra bomba para a região é a questão do lixo.

A CETESB, órgão do governo estadual obrigou as prefeituras a encerrar os aterros sanitários, permitindo apenas um centro de triagem em Caraguatatuba e a exportação para aterros aprovados. Será que não existe outra solução?

Participe do debate:
"TRANSBORDO" – SOLUÇÃO OU PROBLEMA ?
Dia 27/01 às 19 h na Câmara Municipal
Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu