Tirando o foco do dossiê...

Cientistas políticos, oposição e até petistas criticam hipótese de terceiro mandato

BRASÍLIA - Palavras duras como “golpe” são usadas por oposicionistas e cientistas políticos para definir a proposta do deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) de permitir, por meio de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a possibilidade de um terceiro mandato ao presidente Lula, além de governadores e prefeitos. No PT, a reação é mais branda mas nem por isso a idéia foi acolhida.

Rodrigo Ledo e Sarah Barros
Para cientistas políticos e especialistas em Constituição é impertinente trazer a possibilidade de mais uma candidatura aos políticos que estão em pleno mandato, configurando casuísmo ou, conforme declararam alguns, um “golpe” político.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso, pondera que a proposta do deputado petista não é ruim em seu aspecto de aumentar os mandatos para cinco anos, "porém, aprová-la para permitir a reeleição do atual presidente seria um golpe”.


Transformar o Brasil em Venezuela

O cientista político Octaciano Nogueira, autor de vários livros com análises históricas de mudanças constitucionais, segue a mesma linha de raciocínio.
Nogueira acredita, inclusive, que a idéia de prorrogar o governo Lula por mais cinco anos não terá apoio suficiente no Parlamento. "Seria uma insanidade permitir a reeleição de Lula. Isso implicaria em transformar o Brasil em uma Venezuela", compara, parta depois acrescentar que a provocação desse debate seria uma estratégia para manter o interesse sobre o tema e levar a votação a cabo até 2009.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu